Araraquara

Campanha de prevenção ao glaucoma será realizada em duas etapas

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CMA

Na tarde de quinta-feira (21), o vereador Edson Hel (PPS) esteve na Secretaria da Saúde reunido com a responsável pela pasta e o oftalmologista Dr. José Augusto Cardillo para discutir como será realizada a primeira campanha de prevenção do glaucoma.

O parlamentar teve a Lei do Dia Municipal de Prevenção ao Glaucoma, a ser lembrado em 26 de maio, aprovada e sancionada no ano passado. O projeto tem o intuito de conscientizar a população, com atividades educacionais, sobre a importância de um diagnóstico precoce, afinal, o glaucoma é o principal causador de cegueiras.

Para trabalhar a prevenção e a conscientização dos araraquarenses, o vereador promoveu a reunião com a secretária da Saúde, Eliana Honain, para que decidissem como será efetuada a campanha.

Eliana sugeriu que a prevenção seja feita em duas etapas. A primeira seria durante a semana do Dia Municipal de Prevenção ao Glaucoma, com palestras que abordem junto à população o que é a doença, como e em quem ela se manifesta, como tratar e como prevení-la. Ao fim destas palestras, serão realizados cadastros com as pessoas que apresentam os sintomas, para que essas sejam encaminhadas para a segunda etapa da campanha, que consistirá em atendimento desse público no segundo semestre do ano.

Cardillo ressaltou que campanhas como essa podem trazer maior chances às pessoas que possuem a doença. “O glaucoma é o maior causador de cegueiras no mundo, portando é necessário apresentar às pessoas a necessidade de prevenção e conscientização.”

Hel destacou que, com a campanha, “as pessoas portadoras da doença terão mais chances de evitar a cegueira. Para tanto, buscaremos parcerias e patrocínios, para atingir o maior número de pessoas possível”.

Para a logística dos eventos, o parlamentar irá procurar auxílio de entidades privadas para a realização da campanha, em maio, e da triagem, no segundo semestre de 2019.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *