Araraquara

Candomblé tem sua data no calendário oficial de Araraquara 

Projeto da vereadora Filipa Brunelli foi aprovado na Câmara e homenageia figura religiosa e a crença do povo africano


Foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Araraquara, o Projeto de Lei apresentando pela vereadora Filipa Brunelli (PT), instituindo e incluindo no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o Dia Municipal do Candomblé “Odé Kayodê”, a ser comemorado anualmente em 2 de maio.

Odé Kayodê, na língua iorubá, significa “o caçador que traz alegria”. Iorubá é um povo africano do Sudoeste da Nigéria, trazido ao Brasil para ser escravizado. Em território brasileiro, foi designado como povo nagô. O conjunto de crenças da mitologia iorubá inspirou o candomblé e é baseado na vida em harmonia e em comunidade. Além disso, teve forte influência na construção das religiões de matriz africana no Brasil.

O dia 2 de maio foi escolhido por ser a data de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi – Odé Kayodê – importante figura religiosa, de feitos sociais e de um corpo-resistência por ser uma mulher preta, lésbica e candomblecista. Formada na Escola de Enfermagem e Saúde Pública, exerceu a função de Visitadora Sanitária por mais de 30 anos, deixando seu legado enquanto agente de saúde. Em 2005, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Quatro anos depois, recebeu o mesmo título pela Universidade do Estado da Bahia. Foi agraciada ainda com a Comenda Maria Quitéria, da Prefeitura de Salvador, com a Ordem do Cavaleiro, do Governo do Estado, e a Ordem do Mérito, do Ministério da Cultura. Estudiosa e divulgadora da crença religiosa africana, Mãe Stella foi a primeira ialorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé. Em 2013, foi eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de número 33 cujo patrono é o poeta Castro Alves. Foi uma importante Sacerdotisa para a comunidade e uma das mais imponentes mães do país. O mês de maio, além de invocar o nascimento de Odé Kayodê, faz coro de reflexão quanto ao mês da Abolição da Escravatura (1888).

Para a autora do projeto, a proposta é “acolher a história do povo preto, do povo candomblecista, do povo de que de fato construiu a história deste país”. Durante a defesa do projeto, falando na tribuna da Câmara, Filipa afirmou: “Araraquara terá, sim, no Calendário Oficial do Município, o Dia do Candomblé Odé Kayodê, uma forma de contemplar a religiosidade do povo de candomblé e mais uma forma de combater o preconceito e a intolerância religiosa”.

A votação terminou empatada em oito votos, sendo necessário o voto de desempate do presidente da Sessão Ordinária. Votaram a favor as vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli, Thainara Faria, do PT, e Luna Meyer (PTB) e os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Paulo Landim (PT), Rafael de Angeli e João Clemente, ambos do PSDB, além do desempate de Aluisio Boi (MDB). Votaram contra os vereadores Carlão do Joia e Marchese da Rádio, do Patriota, Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressista), Gerson da Farmácia (MDB), Hugo Adorno (Republicanos), Lineu Carlos de Assis (Podemos) e Lucas Grecco (PSL).

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *