Araraquara

Cãoterapia deve começar na Apae no próximo mês

Cãoterapia deve começar na Apae no próximo mês

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

A vereadora Juliana Damus, responsável por articular o projeto, participou de reunião na entidade

IDN/Interior/Araraquara

 

Na quinta-feira (12), a vereadora Juliana Damus (Progressistas) se reuniu com a coordenadora técnica e pedagógica da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araraquara, Adriana Biasiolo, a coordenadora de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Joice Nogueira, a fisioterapeuta Maria Ligia Pinto Ferraz e o adestrador de animais Silvio Santos Gomes para definir os últimos detalhes da implantação, na unidade, da Terapia Assistida por Animais, conhecida como Cãoterapia.

A vereadora se espelhou no trabalho desenvolvido pela Apae de Matão, onde a terapia assistida com cães trabalha o desenvolvimento motor e mental dos pacientes. Silvio, que é adestrador no projeto da Apae vizinha, deve ser também o responsável pelos animais na unidade de Araraquara. Segundo Joice, o que falta para começar, é operacionalizar os dias e horários que serão realizados o projeto. As aulas serão ministradas durante dois dias da semana nos turnos da manhã e tarde.

Em Araraquara, a entidade será a primeira a receber o projeto, que será realizado em parceria com o município, uma vez que este destinará verba para arcar com os custos do adestrador e da compra dos demais utensílios necessários para a prática da terapia. O acompanhamento fisioterapêutico e psicológico ficará por conta de voluntárias da própria Apae.  A parlamentar, que empenha esforços há mais de dez anos pela concretização do projeto, reiterou sua satisfação com o desfecho. “Fico muito feliz e realizada em saber que o projeto da Cãoterapia será colocado em prática. A Apae será a pioneira na cidade, mas buscaremos expandir o projeto para outras entidades. É algo que ajuda no desenvolvimento dos pacientes. Essa terapia trará mais qualidade de vida para as crianças”, frisou Juliana Damus.

A expectativa é que o projeto seja iniciado no mês de outubro.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *