Educação & Cultura

CDMF é destaque em Relatório de Atividades da FAPESP 2020

Documento elenca atividades de pesquisa, inovação e difusão desenvolvidas pelo centro


O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado no Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ocupou lugar de destaque no relatório anual de 2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), publicado no início deste mês de setembro.

A Fundação destinou R$ 978,3 milhões ao fomento de 21.233 projetos de pesquisa – 45% na área de Ciências da Vida, 37% na de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, 10% na de Ciência Humanas e 7,5% em projetos interdisciplinares.

As pesquisas de longo prazo, realizadas, por exemplo, no âmbito dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) – como o CDMF –, de projetos Temáticos, da modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador e também os projetos apoiados por meio de Auxílios Regulares, receberam 46% dos recursos, seguidas das bolsas regulares de formação de recursos humanos para ciência e tecnologia – da iniciação científica ao pós-doutorado, no país e no exterior –, que receberam 23% do total desembolsado no ano.

Como principal destaque do Centro, o relatório aponta a pesquisa e desenvolvimento de tecidos com micropartículas de prata na superfície que possibilitam a inativação do SARS-CoV-2 por contato. O material, desenvolvido em conjunto com a Nanox Tecnologia, spin off do CDMF é fruto de parcerias com pesquisadores da UFSCar e da Universitat Jaume I (UJI), da Espanha. A eficácia das micropartículas na inativação do novo coronavírus foi testada por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Outro destaque no relatório foi a pesquisa e desenvolvimento de um filme para utilização em embalagens produzido a partir de hidroxipropil metilcelulose (HPMC) e resíduos industriais de celulose bacteriana, ambas matérias-primas sustentáveis, conduzidos na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Na área de difusão, o destaque no relatório foi para o podcast “Quarentena”, produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. O podcast apresenta notícias e análises aprofundadas de pesquisas científicas relacionadas `COVID-19, além de entrevistas com especialistas. Contando com o apoio do CDMF, o podcast atualmente em sua segunda temporada já alcançou mais de 300 episódios.

Além da Nanox Tecnologia, outra spin off do Centro, a nChemi Engenharia de Materiais, teve dois destaques no documento da FAPESP. O primeiro deles se refere ao prêmio no desafio de inovação para startups Paint the Future na categoria “Novas Funcionalidades”, concurso organizado pela AkzoNobel. Apoiada pelo programa PIPE, a nChemi apresentou uma solução baseada no uso de nanopartículas funcionalizadas para atribuir novas propriedades aos produtos da AkzoNobel.

Já o outro destaque da empresa foi o desenvolvimento de uma tecnologia de revestimento cerâmico nanométrico que aumenta a dureza superficial das brocas e fresas cirúrgicas em 90% e diminui o atrito em 50%, o que possibilita uma redução da necrose do tecido/osso e, consequentemente, uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida e menos traumática.

Para acessar o relatório completo clique AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

 

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *