Ícone do site IDNews

CDMF e LAbI lançam curso de especialização em Divulgação Científica na UFSCar

| IDNews | José Angelo Santilli / CDMF  | 

O curso de especialização em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica nasce da experiência de quase 13 anos do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reconhecido nacionalmente pela qualidade e o caráter inovador das atividades de divulgação científica que realiza. O curso de especialização é uma parceria do LAbI com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), refletindo também o compromisso do Centro – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela Fapesp – com a disseminação do conhecimento.

Compartilhando o conhecimento construído ao longo desses anos pela equipe do Laboratório – somado às especialidades de pesquisadores da UFSCar de diferentes áreas da Ciência, bem como de jornalistas que são referência na área no Brasil –, o curso visa formar profissionais – comunicadores, educadores, pesquisadores das diferentes áreas do saber e outras pessoas interessadas – para o planejamento, realização e avaliação de projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em diferentes públicos.

A ideia de que a melhor divulgação científica se faz no diálogo entre comunicadores (e outros profissionais dedicados à área) e os próprios cientistas pauta não só a formação de uma turma heterogênea – composta por comunicadores, educadores e pesquisadores –, mas também a organização das disciplinas. Um bloco, apelidado de “Ciência para Poetas”, terá aulas apresentando conceitos básicos, questões fundamentais e desafios da Física, da Química, das Ciências Biológicas, de Filosofia e Estatística. O outro bloco, “Poesia para Cientistas”, será composto pela teoria e prática da divulgação científica, suas linguagens (em texto, vídeo, áudio, plataformas interativas etc.), bem como pela reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A ideia é que os alunos participem da produção de materiais de divulgação ao longo de todo o curso, aprendendo na prática e, também, produzindo conhecimento a partir dessa prática.

As aulas estão previstas para começar no dia 9 de março de 2019 e continuam até meados de 2020, quando os alunos ainda terão mais um semestre para a elaboração de suas monografias e projetos de conclusão de curso. As disciplinas serão ministradas aos sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no Campus São Carlos da UFSCar, durante três semestres (sendo o quarto destinado à elaboração da monografia). O investimento é de 21 parcelas de R$ 500.

Para participar do processo seletivo, as pessoas interessadas devem realizar a inscrição e enviar carta de interesse e currículo a partir do dia 2/1/2019 até o dia 22/2/2019 (campo para envio disponível na página de inscrição). A lista de pessoas selecionadas será divulgada no dia 1/3/2019.

Página do curso disponível AQUI

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile