Brasil

CDMF e LAbI lançam curso de especialização em Divulgação da Ciência e da Tecnologia na UFSCar

CDMF e LAbI lançam curso de especialização em Divulgação da Ciência e da Tecnologia na UFSCar
   Inscrições podem ser feitas até o dia 3 de agosto

8:53|JOSÉ ANGELO SANTILLI |2018JUL18| 

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece, a partir do próximo mês de agosto, a primeira turma da pós-graduação lato sensu (curso de especialização) em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica, voltado, concomitantemente, a comunicadores e outros profissionais dedicados à área e a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. O curso nasce da experiência de quase 13 anos do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reconhecido nacionalmente pela qualidade e o caráter inovador das atividades de divulgação científica que realiza.

“Nosso objetivo é, compartilhando o conhecimento construído ao longo desses anos pela equipe do Laboratório, contribuir para a formação de profissionais que atuem planejando, realizando e avaliando projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em diferentes públicos”, relata a jornalista Mariana Pezzo, Diretora Executiva do Laboratório e uma das coordenadoras e professoras do curso. “Além da nossa equipe, o corpo docente contará também com docentes da UFSCar, pesquisadores de diferentes áreas do Ciência, que apresentarão essas áreas, bem como com o jornalista Reinaldo José Lopes, que é uma referência na área”, complementa. “Nós acreditamos que a melhor divulgação científica se faz no diálogo entre comunicadores e outros profissionais dedicados à área e os próprios cientistas. Essa compreensão pauta não só a formação de uma turma heterogênea, mas também a própria organização das disciplinas”, revela o Diretor Geral do LAbI, Adilson de Oliveira, que é docente do Departamento de Física da UFSCar.

Em consonância com a perspectiva destacada por Oliveira, um bloco de disciplinas, apelidado de “Ciência para Poetas”, terá aulas apresentando conceitos básicos, questões fundamentais e desafios da Física, da Química, das Ciências Biológicas, de Filosofia e Estatística. O outro bloco, “Poesia para Cientistas”, será composto pela teoria e prática da divulgação científica, suas linguagens (em texto, vídeo, áudio, plataformas interativas etc.), bem como pela reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A ideia é que os alunos participem da produção de materiais de divulgação ao longo de todo o curso, aprendendo na prática e, também, produzindo conhecimento a partir dessa prática.

As aulas do curso estão previstas para começar no dia 10 de agosto de 2018 e continuam até o final de 2019, quando os alunos ainda terão mais um semestre para a elaboração de suas monografias e projetos de conclusão de curso, sob orientação dos professores do curso. As disciplinas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã no Campus São Carlos da UFSCar, durante três semestres (sendo o quarto destinado à elaboração da monografia). O investimento é de 21 parcelas de R$ 500, e as inscrições estão abertas até o dia 3 de agosto. São 37 as vagas oferecidas, e o processo seletivo levará em consideração currículo e carta de interesse.

O curso de especialização é uma parceria do LAbI com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), refletindo também o compromisso do Centro com a disseminação do conhecimento. O projeto foi aprovado na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e oferecerá certificado reconhecido pela UFSCar aos participantes que atenderem aos critérios de avaliação estabelecidos. A gestão do curso está a cargo da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI).

Mais informações e o link para inscrições estão AQUI

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *