Brasil

CDMF/FAPESP e parceiros avançam em projeto pioneiro de prova digital nas escolas da região de São Carlos

CDMF/FAPESP e parceiros avançam em projeto pioneiro de prova digital nas escolas da região de São Carlos

IDNews|José Angelo Santilli

IDN/Interior/São Carlos

A rede estadual de Educação de São Carlos e região está implementando com êxito uma experiência inédita de realização em meio digital – tablets e celulares – da chamada “Avaliação de Aprendizagem em Processo” (APP), promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio para acompanhamento dos estudantes e consequente subsídio à progressão de aprendizagens ainda não consolidadas.

Depois da aplicação exitosa da primeira prova digital– em etapa piloto – no mês de maio, para cerca de 8 mil estudantes de 15 escolas dos sete municípios que compõem a região de São Carlos, no próximo mês de agosto todos os estudantes da região terão acesso à avaliação digital pelos sistemas android e IOS, também disponível na versão web. Com o aperfeiçoamento, a prova poderá ser acessada através dos computadores das salas de informática das escolas.

O projeto pioneiro deste aplicativo é fruto de parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/FAPESP), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos e a Aptor Software, empresa gerada a partir do CDMF (spin off). O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Uma série de ações desde a formação de profissionais para o uso de aplicativo, mapeamento e ampliação da rede wifi das escolas até o suporte técnico durante a aplicação da AAP culminaram em resultados exitosos da Avaliação da Aprendizagem em Processo – Vigésima Segunda Edição, na semana de 20 a 24 de maio desse ano. Um estudo estatístico foi realizado a partir dos dados obtidos, revelando que o uso do aplicativo MetA-SP não interferiu no resultado das avaliações quando comparado à prova tradicional (impressa).

Tais resultados motivaram o aperfeiçoamento da ferramenta pela Aptor Software, possibilitando que, no mês de agosto, em que será realizada a próxima edição da avaliação, São Carlos dê mais um passo rumo à democratização do acesso à avaliação digital, aliado com as ações do Programa Inova Educação no eixo tecnologia.

De acordo com a diretora regional de Ensino, professora Débora Blanco, o governador pretende que São Paulo seja um exemplo para o país, em termos de informática aplicada ao ensino fundamental e médio. Por outro lado, este aplicativo dinamiza o ensino e facilita as atividades dos professores, além de ser altamente ecológico.  “Assim, o CDMF/FAPESP/UFSCar e Secretaria Regional de Ensino de São Carlos colocam-se na vanguarda, sendo um exemplo no campo da avaliação digital”, afirma o diretor do CDMF, Elson Longo.

Avaliação do Século XXI

Bimestralmente na Rede Estadual de Educação os alunos realizam avaliações, dentre elas a Avaliação de Aprendizagem em Processo – AAP, que tem como base a Matriz de Avaliação Processual, apresentando o desenvolvimento e aprendizado de cada aluno com foco nas habilidades leitora e escritora e raciocínio lógico-matemático. Tal ferramental permite orientar o processo educacional quanto às competências e habilidades a serem desenvolvidas com os estudantes, de acordo com a série e o bimestre.

A Diretoria de Ensino de São Carlos abrange os municípios de São Carlos, Itirapina, Ibaté, Dourado, Corumbataí, Ribeirão Bonito e Descalvado – e atende cerca de 27.000 estudantes, distribuídos em 46 unidades escolares. A cada edição da AAP, as provas de Língua Portuguesa possuem em média 8 folhas e de Matemática possuem em média 6 folhas, necessitando de aproximadamente 387.000 folhas.

Considerando que o gasto de água para a produção de uma folha de papel é em torno de 2 a 13 litros (UNESCO, 2010) e que a aplicação dessas avaliações é feita 4 vezes ao ano, o impacto, em termos de litros de água, por ano em nossa região é de 21.840.000 litros de água. No estado de São Paulo, que possui cerca de 3,7 milhões de estudantes na rede estadual de educação, esse impacto passa a ser de 2.693.600.000 litros de água por ano.

Além disso, tomando como base a afirmação de Fioritti (2015) de que uma árvore produz 15 resmas de papel, só para Diretoria de Ensino da Região de São Carlos são necessárias aproximadamente 50 árvores em cada edição da avaliação.

Esses números tão elevados nos levaram a pensar como a tecnologia poderia auxiliar em uma ação que diminuísse o impacto ambiental e fosse de baixo custo aos cofres públicos. Soma-se a isso a preocupação, enquanto educadores, com um processo educacional que abranja a construção integral das novas gerações, frente aos problemas ambientais causados por nossas ações cotidianas, e o uso da tecnologia a favor da aprendizagem.

Referências

FIORITTI, Renato Rodrigues; SILVA, Yasmin Mayara; D’ALMEIDA, Maria Luiza Otero. Pergunte ao Zé Pacel: Zé Pacel calcula o número de árvores para fazer uma folha de papel?. O Papel: revista mensal de tecnologia em celulose e papel, v. 76, n. 8, p. 58-59, 2015.

UNESCO-IHE, Delft, the Netherlands. Disponível em: https://waterfootprint.org/media/downloads/Report46-WaterFootprintPaper_1.pdf

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *