BrasilSLIDER

CDMF lança campanha de divulgação científica no equinócio de Primavera

CDMF lança campanha de divulgação científica no equinócio de Primavera
Agência FAPESP – Aproveitando o equinócio de primavera, em 22 de setembro de 2017, o Laboratório Aberto de Interatividade (LABi) para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP –, lançou a campanha de divulgação científica “Ponto Cardeal”.

22SET2017|  7:12 - José Angelo Santilli - Foto: Divulgação

A iniciativa tenta esclarecer algumas questões do conhecimento popular, como a ideia de que o Sol nasce sempre no Leste e se põe no Oeste, presente, inclusive, em livros didáticos. “No dia 22 de setembro, o eixo de rotação da Terra está inclinado 23 graus em relação a uma reta perpendicular ao plano de órbita da Terra ao redor do Sol”, explica o professor Adilson J.A. Oliveira, coordenado de Difusão do CDMF. Até o equinócio de outono, em 22 de março, o Sol se movimenta em direção ao Sul. “No Equador, esse movimento é quase imperceptível, mas em São Paulo, ele se aproxima de 23 graus”, ele explica.

A campanha “Ponto Cardeal” também abordará assuntos de todas as áreas do conhecimento que possam ser vinculados às estações do ano. “Quando a gente consegue aproximar o conhecimento científico do cotidiano das pessoas, fica mais fácil despertar o interesse pela Ciência e, também, favorecer o entendimento de alguns conceitos, bem como a curiosidade que leva a novas buscas por mais conhecimento”, explica a jornalista Mariana Pezzo, coordenadora executiva do LAbI.

A campanha inclui um vídeo exibido em 15 painéis publicitários digitais espalhados por São Carlos – em uma parceria com a empresa Motion Painéis Digitais –, um vídeo com uma performance de músicos da Orquestra Experimental da UFSCar tocando ao entardecer na Praça da Ciência, no campus São Carlos da Universidade, e um site dedicado ao projeto, que reúne conteúdos inéditos e a compilação de materiais já divulgados.

O site do projeto é www.cardeal.ufscar.br.

Legenda: UFSCar e CDMF lançaram projeto “Ponto Cardeal” de divulgação científica que abordará assuntos de todas as áreas do conhecimento vinculados às estações do ano (foto: imagem: UFSCar)

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *