Brasil

CDMF tem quatro vagas para pós-doutorado com Bolsa da FAPESP

CDMF tem quatro vagas para pós-doutorado com Bolsa da FAPESP
O candidato a essa vaga, além de título de doutor em Química, deve ter experiência em…

22NOV2017|  7:32 - José Angelo Santilli   - Foto:  ©José Amgelo Santilli

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais(CDMF) abriu quatro vagas de pós-doutorado. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP. O prazo de inscrições termina no dia 25 de novembro de 2017.

Uma das vagas é na área de síntese e caracterização de materiais para energy harvesting e fotoluminescência. Sua proposta de pesquisa visa ao desenvolvimento de materiais à base de óxidos complexos multifuncionais livres de chumbo para aplicações em dispositivos geradores de energia (piezoelétricos), fotocatalíticos e fotoluminescentes.

O candidato a essa vaga, além de título de doutor em Química, deve ter experiência em: sínteses químicas; técnicas de caracterização, tais como difração de raios X (DRX), espectroscopia Raman, espectroscopia de fotoluminescência, espectroscopia na região do UV-visível, espectroscopia na região do infravermelho, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET); processamento e caracterização de materiais piezoelétricos; e fotocatálise.

Os interessados devem enviar carta de interesse, currículo vitae, nomes e e-mails de duas pessoas como referência para o e-mail do professor coordenador do projeto, Edson Roberto Leite ([email protected]), com cópia para assessora administrativa Rose Portasio ([email protected]). Mais informações sobre a vaga disponíveis emwww.fapesp.br/oportunidades/1794.

Uma segunda vaga é na área de processamento de estruturas híbridas de óxidos inorgânicos nanoestruturados com multifuncionalidade. O bolsista desenvolverá materiais multifuncionais a partir de estruturas híbridas de óxidos inorgânicos nanoestruturados baseados em estruturas livres de chumbo, tais como niobatos e vanadatos, em condições de processamento que indiquem melhor desempenho óptico, elétrico e/ou magnético com potencial para aplicações em energia.

Exige-se para a vaga título de doutor em Química obtido há no máximo sete anos. É desejável experiência na síntese e processamento de óxidos inorgânicos nanoestruturados (semicondutores e cerâmicas) a partir de métodos hidrotérmicos/solvotérmicos, processo sol-gel e spin-coating.

Além disso, o candidato deve ter conhecimento no uso de diferentes técnicas de caracterização de materiais, tais como: difração de raios X (DRX) com aplicação do refinamento de Rietveld, espectroscopia fotoeletrônica de raios X (EFX), espectroscopia de fotoluminescência (FL), espectroscopia de espalhamento Raman, microscopia eletrônica de transmissão (MET) e microscopia de força atômica (MFA).

Os interessados devem enviar carta de interesse, currículo vitae resumido, duas cartas de recomendação para a professora coordenadora do projeto, Maria Aparecida Zaghete ([email protected]), com cópia para assessora administrativa Rose Portasio. Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1795.

Outra oportunidade é para atuar na área de Engenharia e Ciência dos Materiais. O pesquisador desenvolverá catalisadores de massa e suportados; catalisadores estruturados de alta seletividade para a produção de hidrogênio e que apresente baixa deposição de coque sobre o catalisador, com aplicação em reforma a seco do metano.

Além do título de doutor em Química, é importante que o candidato tenha experiência em: reações de combustão e CLR (recirculação química) usando perovisquitas como transportadores de oxigênio; síntese de óxidos estruturados através da reação de combustão assistida por microondas (preferível); e técnicas de caracterização tais como difração de raios X (XRD), microscopia eletrônica de varredura (SEM), TPR / TPO e BIS, análise térmica TG e fluorescência de raios X e cromatografia em fase gasosa (GC).

Inscrições com o professor coordenador do projeto, Elson Longo ([email protected]), com cópia para assessora administrativa Rose Portasio, mandando em anexo carta de apresentação, currículo vitae resumido, nomes e e-mails de duas pessoas como referência. Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1797.

A quarta vaga é para atuar na área de mecânica quântica aplicada a semicondutores cerâmicos. A pesquisa trabalhará com a geração de novos conjuntos de bases gaussianas não relativistas para a série de átomos de lantanídeos a serem implementados no programa CRYSTAL09.

Entre as exigências da vaga estão: título de doutor em Química; conhecimento na construção de conjunto de base para metais de transição; conhecimento técnico para adaptar estes conjuntos de base nos programas utilizados em cálculos para cristais semicondutores; e experiência na execução de cálculos com os programas Crystal e VASP.

Inscrições pelo e-mail do professor Elson Longo ([email protected]), com cópia para assessora administrativa Rose Portasio, enviando em anexo carta de apresentação, currículo vitae resumido, nomes e e-mails de duas pessoas como referência. Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1798.

As oportunidades estão abertas a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis emfapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *