Brasil

Cena artística tem importância histórica e mundo do trabalho promissor em Araraquara

Cena artística tem importância histórica e mundo do trabalho promissor em Araraquara
A região conta com uma intensa programação cultural e oferece diversas oportunidades de atuação para profissionais registrados 

20FEV2018|  8:24 - Fernanda Chiossi   - Foto:  © Senac

Rica e marcada por cases de sucesso, a memória cultural de Araraquara retomou a sua consciência histórica nos últimos anos. A cidade, que já exportou grandes nomes, é também um importante polo de estudos na área, com cursos que podem habilitar o interessado a atuar nos palcos e nos bastidores do teatro, cinema, rádio e televisão.

De acordo com Jorge Okada, docente do curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara, muitos atores formados na cidade potencializam sua atuação na produção cultural regional. “O cenário local fortalece a composição de grupos e companhias de teatro, coletivos de performance e intervenções artísticas, ampliando os horizontes de quem pretende ingressar na área”, diz.

No mundo do trabalho, a carreira oferece oportunidades bastante amplas. Segundo Jorge, o egresso pode requerer a regulamentação e suas atividades no Ministério do Trabalho para solicitar o registro DRT. “Com o cadastro gerado, o profissional pode atuar na função de ator em diversas instituições culturais, propor projetos viabilizados por editais públicos e privados, participar de montagens teatrais e até atuar em campanhas publicitárias”, completa.

Outra vantagem de optar pela qualificação e pelo registro é que modelos e atores podem ser remunerados por cachês de participação em testes e diárias de audição. A área de dublagem também é uma boa opção.

A qualificação

Para ingressar no curso Técnico em Teatro, os interessados devem ter em vista que algumas habilidades serão exploradas para o aperfeiçoamento do perfil profissional. Durante as aulas, os docentes trabalharão a autonomia dos alunos de forma crítica e criativa, além de estimular a flexibilidade para adaptação às mudanças.

Um importante diferencial da instituição é a criação de disciplinas formativas que desenvolvem intensamente o perfil empreendedor. Dessa forma, como atores e produtores, os alunos vão conduzir a gestão de suas carreiras para viabilizar seus projetos com parceiros.

No ramo das atividades práticas, por exemplo, os alunos do Senac Araraquara já participaram da Semana Luís Antônio Martinez Correa – Festival de Teatro, Mostra de Teatro Wallace, Virada Cultural, pockets shows, além da Mostra Senac de Artes Cênicas, que circula por diversas unidades da rede.

 

Serviço:

Técnico em Teatro

Data: de 19 de março de 2018 a 24 de março de 2020.

Horários: de segunda a quinta-feira, das 9h15 às 22h15.

Senac Araraquara

Endereço: Rua João Gurgel, 1.935 Carmo/Araraquara SP.

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *