AraraquaraSLIDER

Centro de Educação recebe Mesa Redonda para debater a presença de mulheres nos espaços públicos

Centro de Educação recebe Mesa Redonda para debater a presença de mulheres nos espaços públicos
A vereadora Thainara Faria foi uma das mulheres que participou da discussão

30JUN2017|  11h15 - IMPRENSA CAM

Feminismo tem sido uma pauta muito atual e frequentemente discutida. Mas quem diria que ela estaria inserida na educação de crianças de 10 anos? No Centro de Educação “Rubens Cruz”, isso acontece. Professoras das turmas do 6º ano trataram o tema em sala de aula e, na tarde desta quinta-feira (29), realizaram a Mesa Redonda “Mulheres em Ação: Novos olhares sobre mulheres no espaço público”. A vereadora Thainara Faria (PT) foi convidada a participar do evento, bem como a advogada Taina Botelho, a ex-jogadora de basquete Roseli do Carmo Gustavo, a cooperada Vânia Tais Oliveira Silva e a estudante de filosofia Laura Galvão.

“Olhar no olho de cada criança, ouvir cada pergunta… Isso engrandece meu dia e aquece meu coração. Temos aqui uma mesa de mulheres negras, periféricas, que graduaram, que estão fazendo de sua vivência um ato político. É gratificante fazer parte disso”, afirmou Thainara.

Pela escola é possível ver cartazes escritos por alunos que questionam a desigualdade salarial, o machismo e a violência. As perguntas realizadas às convidadas demonstram ainda mais maturidade com relação ao assunto.

“Ouvi falar sobre machismo em casa, quando minha mãe me explicou. Tenho uma tia que faz faculdade e ela sofria muito, desabafava em casa e eu quis saber o que era aquilo e por que acontecia”, disse a aluna Stephany Martins da Cruz.

“Quando conversamos sobre machismo na sala, comecei a prestar atenção em brincadeiras, em situações da minha casa e da minha escola. Eu via isso tudo acontecer, mas não sabia que tinha um nome. Hoje sei e sou contra! Posso fazer tudo o que eu quiser, e daí que sou mulher?”, enfatizou Erica da Silva Gonçalves, também estudante.

As crianças puderam ouvir um pouco da história das participantes da Mesa e fizeram perguntas previamente elaboradas. Mas algumas delas têm suas próprias histórias.

“Gosto muito de jogar futebol, mas sempre tive medo de pedir para participar, era uma vergonha. Hoje não me importo mais e jogo sim! Os meninos ainda falam, mas eu gosto e vou jogar. Quero crescer e fazer isso virar minha profissão. Quero ser mulher, jogar e ganhar dinheiro”, contou Bianca dos Santos Lima, que pode não entender, mas já está resistindo.

A escola

Atendendo um total de 220 alunos entre o 1º e o 5º ano, o Centro de Educação “Rubens Cruz” é frequentado pelos estudantes no período contrário ao escolar regular. São oferecidas oficinas de música, leitura, informática, educação ambiental, jogos, artes visuais e cênicas, além de aula de tarefa.

fotos em: https://flic.kr/s/aHskYjxeEe

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *