Centro de Formação Profissional aguarda recursos para voltar à ativa

Centro de Formação Profissional aguarda recursos para voltar à ativa
Vereador Roger Mendes acompanha equipe da Prefeitura em visita à unidade

08MAI2017- Formação Profissional

Inaugurado em 2012 em parceria com a iniciativa privada e o Senai, o Centro de Formação Profissional “Professor Lourenço Arone” é equipado para ministrar uma série de cursos profissionalizantes. Porém, encontra-se atualmente inativo por falta de recursos. A fim de compreender a dimensão dos problemas e buscar soluções, o vereador Roger Mendes (PP) esteve na escola na última quinta-feira (05), acompanhado pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Eloisa Velosa Mortatti, a presidente do Fundo Social, Cidinha Silva e o agente administrativo Eduardo Pagliarini.

O principal entrave para a reativação dos cursos é a renovação do convênio com o Senai. A instituição é responsável pela aplicação dos cursos, tendo fornecido também, por doação ou cessão de uso, os equipamentos utilizados pelo corpo docente. A renovação depende do pagamento, pela Prefeitura, de algumas pendências financeiras. “Estamos negociando essas dívidas, avaliando quais seriam as melhores soluções”, explica a secretária. “Podemos também estudar parcerias, inclusive com a iniciativa privada, para que a unidade volte a cumprir sua função social”, acrescenta. Cidinha Silva sugere também parcerias com as universidades da cidade como alternativa enquanto o convênio não se renova.

Desde sua fundação, o Centro de Formação já ofereceu cursos de Assistente Administrativo, Informática, Caldeiraria, Soldagem, Ajustador Mecânico, Pintura Automotiva, Manutenção Elétrica e Eletricista Residencial, entre outros. “As turmas são de 20 alunos com idade superior a 18 anos, e os cursos, geralmente de longa duração, são oferecidos nos períodos matutino e noturno. Temos uma longa lista de espera para a sua reabertura”, informa Pagliarini.

Roger Mendes, que trabalha há muitos anos no setor social, participou do processo de implantação do Centro de Formação desde o início e aponta a relevância da instrução oferecida pela unidade. “Já conheci várias pessoas que se formaram aqui e começaram logo a trabalhar, mudando a própria perspectiva de vida e de oportunidades profissionais. É um projeto bem-sucedido, que tem apresentado resultados muito satisfatórios. Por isso, é importante que seja retomado”, declara o parlamentar. “É fundamental viabilizar serviços que já existem na cidade e que comprovaram sua eficiência. Sabemos que a parceria com o Senai é essencial para a continuidade dos cursos. Seguirei acompanhando de perto o desenvolvimento das negociações”, conclui.
Fotos: https://flic.kr/s/aHskUthYxr

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *