Chanceler alemã diz que ataque em Berlim foi ‘atentado terrorista’

Chanceler alemã diz que ataque em Berlim foi ‘atentado terrorista’
O caminhão que atropelou e matou 12 pessoas teria sido, dessa maneira, dirigido intencionalmente contra o público

20DEZ2016| 10:08
 Angela Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel disse presumir que o incidente no mercado natalino de Berlim, que matou 12 pessoas nesta segunda (19), foi um ataque terrorista, e que seria difícil suportar se ele tivesse sido realizado por um imigrante.

“Tem muito que ainda não sabemos com certeza o suficiente, mas devemos, como as coisas estão agora, presumir que foi um ataque terrorista”, afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira (20).

“Eu sei que seria especialmente difícil para nós suportarmos se fosse confirmado que a pessoa que cometeu esse ato é alguém que procurou asilo e proteção”, completou.

Merkel prometeu que todos os detalhes serão esclarecidos e que o responsável será punido.

Mais cedo, a polícia alemã já havia afirmado que está tratando do incidente no mercado natalino de Berlim como um suposto atentado terrorista. Thomas de Maizière, ministro do Interior, também já havia dito haver indicações de ser um ataque.

O caminhão que atropelou e matou 12 pessoas teria sido, dessa maneira, dirigido intencionalmente contra o público. Outras 48 pessoas ficaram feridas no local.

As autoridades alemãs investigavam também durante a manhã um hangar abandonado no aeroporto Tempelhof, no sul de Berlim. O local hoje abriga refugiados.

Há suspeita de que o motorista do caminhão seja paquistanês, o que pode ser um desafio à imagem da chanceler Angela Merkel, criticada por sua decisão de abrir as fronteiras a cerca de 900 mil refugiados durante 2015.

Segundo a imprensa alemã, o responsável pelo atropelamento entrou na Alemanha neste ano por meio da rota dos Bálcãs. Ele teria nascido em 1993. Não havia confirmação, no entanto.

Um cidadão polonês foi encontrado morto dentro do caminhão, mas ele não estava no comando do veículo, segundo as autoridades.

A polícia deve atualizar as informações do caso em uma coletiva de imprensa programada para as 13h do horário local (às 10h em Brasília).

BASTILHA

O caminhão atingiu o público de um mercado de Natal em Berlim em um local próximo à igreja Kaiser Wilhelm, um dos principais pontos turísticos da cidade.

O incidente trouxe à tona as lembranças de um ataque semelhante em Nice, na França, em julho deste ano. Um motorista nascido na Tunísia atropelou pedestres durante o dia da Bastilha, deixando 86 mortos. A organização terrorista Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Nenhuma organização reivindicou, por ora, o suposto ataque no mercado de Berlim. Mas milícias como o Estado Islâmico costumam aproveitar-se do intervalo e da dúvida para garantir maior atenção, quando realizam atentados desse tipo.
Com informações da Folhapress.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *