Brasil

Chef ensina como fazer uma ceia de Natal econômica

Chef ensina como fazer uma ceia de Natal econômica

| IDNews|Brasil | SENAC | São Carlos | Carolina Malandrino

Pesquisa mostra que o Brasil tem o 4ª jantar de Natal mais caro do mundo; chef indica possibilidades de substituições para não comprometer o orçamento

IDN/Gastronomia & Saúde

O fim de ano se aproxima e com ele chegam às ceias em comemoração ao Natal e Ano Novo. E com a alta nos preços de diversos produtos, um dos grandes desafios do brasileiro nesse período é manter o padrão de consumo sem mexer tanto no bolso. Para se ter uma ideia de como essa questão impacta nas finanças, um levantamento feito pela plataforma Cuponation apontou que o Brasil tem o 4ª jantar de Natal mais caro do mundo.
Segundo Gabriel Penteado, chef e docente da área de gastronomia do Senac São Carlos, a melhor maneira para evitar o comprometimento do orçamento nas celebrações é substituir os pratos caros da ceia por outros mais acessíveis, mas igualmente saborosos e refinados.
Para o chef, petiscos de torradinhas com azeite e ervas, por exemplo, são deliciosos e não são caros. Outra alternativa de entrada é o pesto de abobrinha ou caponato de beringela, que obtém bastante cremosidade e pode ser uma opção para os convidados veganos. “Quem quiser gastar um pouco mais, pode fazer ainda o verrine de peixe”. “Ele é charmoso e contém massa, creme de leite fresco e peixe”.
Para o prato principal, o chester e o peru costumam ter um preço alto no final do ano, por causa da demanda. Por isso, o docente indica trocá-los por um frango recheado com farofa. Ainda assim, há famílias que gostam de ter na mesa alguns pratos tradicionais, como o tender, que pode ter um diferencial como o molho de maracujá acompanhado de gengibre.
“O peru também pode ser apresentado assado, coberto com calda de mel, recheio de pão português, alho e bacon. Mas, ele precisa ser preparado um dia antes. Só a marinada demora 12 horas. Depois é necessário regar constantemente a carne durante o cozimento para realçar ainda mais a maciez e o sabor”, explica o docente.
Para acompanhar o jantar, Gabriel aposta em uma salada de maionese feita com batatas, cenoura, milho e legumes e um arroz colorido que pode dar uma cara diferente para a festa. Outra opção é uma farofa de alecrim com cebola dourada na manteiga.
Na hora da sobremesa existem muitos tipos de receitas de baixo custo. O chef indica o brigadeiro de panetone e a rabanada, pois agradam todos os gostos. Também existem outras opções, como uma torta de frutas vermelhas, creme gelado de abacaxi com coco, cheesecake de chocolate ou torta de floresta branca.
“Não é preciso exagerar ou radicalizar na cozinha. É importante fazer os pratos na quantidade certa para não existir desperdício de comida. Em todas as refeições, sirva-se de tudo um pouco para experimentar e saber o gosto de cada ingrediente”, ressalta.

Serviço:
Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *