Gastronomia & SaúdeSaúde & Cuidados

Cinco razões para comer uma banana antes de ir dormir

Cinco razões para comer uma banana antes de ir dormir

| IDNews |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

Comer banana antes se deitar pode ser extremamente benéfico para ter uma boa noite de sono e para a saúde em geral

IDN/Gastronomia & Saúde

Ingerir uma banana antes de ir para a cama pode resolver mais do que um problema ao mesmo tempo, como sugere a publicação especializada Medical Daily. Desde as insônias à vontade de comer alguma coisa (sobretudo doce e rica em carboidratos) antes do merecido descanso noturno, a banana é um alimento considerado por muitos especialistas em nutrição como ideal para um último snack. O importante é não consumir a fruta imediatamente antes de dormir e dar ao corpo alguns minutos para digerir e absorver os nutrientes.

Potássio

O potássio trabalha em harmonia com o magnésio para promover uma noite de sono tranquila, ao relaxar músculos e nervos, regular a pressão arterial e promover uma digestão saudável.

O déficit de potássio no organismo pode provocar fadiga, cãibras e batimentos cardíacos irregulares e esta fruta é um dos alimentos que apresenta os níveis mais elevados deste nutriente.

Triptofano

A banana é rica em triptofano, sendo que este é o agente principal na ação de regular o sono. O aminoácido, apesar de ser vendido como suplemento das mais variadas formas, está presente em muitas frutas e vegetais, como é o caso da banana.

O corpo humano utiliza o triptofano na produção de hormônios como a serotonina e a melatonina que, por sua vez, possuem papéis fundamentais na regulação de diferentes funções do organismo. A serotonina é essencial no controlo das emoções e a melatonina auxilia no controlo do ritmo circadiano, ou seja do relógio biológico, que regula os ciclos de sono, a temperatura corporal e a libertação das hormônios. A carência de triptofano pode causar insônias e até depressão.

Contraria a vontade de ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono

A fruta pode e deve ser consumida quando se sente tentado a saborear um docinho rico em carboidratos, repleto de açúcar e altamente calórico antes de ir dormir.

A banana é doce porém, ao mesmo tempo, é saudável, fornecendo fibras, vitaminas e minerais que não estão presentes em outras opções.

É ideal para combater a azia

Quem sofre de azia, sobretudo à noite, costuma ter mais dificuldade em adormecer, já que há algum desconforto. Se já tentou de tudo para ultrapassar a condição, há uma solução bem mais rápida e eficaz: comer uma banana depois do jantar. Esta fruta contém um antiácido natural capaz de aliviar os sintomas.

Aumenta a massa muscular

Durante o sono dá-se um aumento da libertação da hormônios do crescimento e da síntese proteica. Por isso, é essencial ter uma boa noite de sono para conseguirmos recuperar do esforço dos músculos e aumentar da massa muscular.

Comer uma banana com manteiga de amendoim como snack à noite pode favorecer o ganho de massa muscular por várias razões. Não só vai ajudar a dormir melhor, por aumento dos níveis de serotonina, como a vitamina B6, presente na banana, desempenha um papel importante para a síntese proteica.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *