Educação & CulturaSLIDER

Cinema do Iguatemi São Carlos tem pré-estreia e venda antecipada para Velozes e Furiosos 8

Cinema do Iguatemi São Carlos tem pré-estreia e venda antecipada para Velozes e Furiosos 8
Para quem quer se adiantar e garantir o ingresso para a pré-estreia ou para as sessões normais, basta se dirigir até a bilheteria do

06ABR2017|13h48 – Bruna F Rodrigues  - Cinema - Gabrielle Chagas

O Conselho de Ética da Câmara rejeitou nesta quarta-feira, 5, pedido de suspensão do mandato do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que sofreu representação por ter cuspido no deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) na sessão de abertura do processo de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff, em 17 de abril do ano passado.

O colegiado decidiu por uma advertência por escrito, a ser lida no plenário. Questionado ontem sobre a decisão, Wyllys disse não se arrepender do ato. “Naquela circunstância, eu cuspiria de novo. Se você me perguntasse isso antes daquele dia, eu diria que jamais cuspiria na cara de uma pessoa, porque meus valores não permitem isso”, declarou.

Wyllys disse ainda que esperava que o processo por quebra de decoro fosse arquivado. “Vou acatar, claro, mas considero que o ideal seria o arquivamento.” Ele reafirmou que apenas reagiu a insultos homofóbicos de Bolsonaro no dia da votação. “Essa advertência eu guardo como um troféu”, afirmou.

“A violência contra homossexuais é tão naturalizada que os insultos e agressões deste homem contra mim são tratados como naturais. Quando eu reajo cuspindo, os paladinos do bom costume vêm para me censurar”, criticou Wyllys.

O relator no Conselho de Ética, Ricardo Izar (PP-SP), havia proposto, em vez de suspensão por quatro meses, uma pena reduzida de 30 dias. Os conselheiros Júlio Delgado (PSB-MG), Marcos Rogério (DEM-RO) e Leo de Brito (PT-AC), no entanto, apresentaram sugestões de pena mais branda. O relator rechaçou pedidos favoráveis à advertência e disse que houve quebra de decoro. “Caberia cassação, mas a gente levou em consideração atenuantes como as provocações sofridas”, disse Izar. O parecer do relator foi rejeitado por 9 votos a 4.

Delgado alegou que a cusparada foi uma reação ao comportamento de Bolsonaro. “A censura escrita é justa.” A advertência foi aprovada por 13 votos favoráveis e uma abstenção.

Apoio

Wyllys fez campanha nas redes sociais e conseguiu apoio de personalidades contra a suspensão, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff. Havia pressão também do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que a punição fosse revista. Maia considerava a medida exagerada.

Procurado nesta quarta-feira, Bolsonaro, que estava em viagem, não comentou a decisão do Conselho de Ética da Câmara. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *