Saúde & Cuidados

Circulação: formigamento constante nas pernas pode ser sinal de alerta

Circulação: formigamento constante nas pernas pode ser sinal de alerta
Sensação de dormência pode indicar desde o surgimento de varizes até condições mais sérias como infarto

9:29 |SAÚDE | 2018JUN29 | 

Não há quem já não tenha sentido uma sensação de formigamento nas pernas ao passar longos períodos na mesma posição, como sentado em cima dos pés. Segundo a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, esta é uma reação natural do corpo que ocorre quando o nervo é pressionado ou há falta sangue na região.

Normalmente, esta sensação é apenas momentânea e basta mudar de posição para que ela se dissipe. Porém, se o formigamento acontece de forma recorrente é importante ficar atento aos sinais e consultar um médico especializado para descobrir as causas do problema. Isso porque, em alguns casos, o formigamento nas pernas pode ser indício de doenças cardiovasculares.

A sensação de dormência nas pernas pode estar relacionada, por exemplo, a insuficiência do fluxo de sangue, muito comum em casos de varizes, pois quem possui varizes tem a circulação do sangue afetada pela incapacidade da veia de funcionar adequadamente.

“Como há uma falha no sistema valvular, responsável por controlar a passagem do sangue e fazê-lo retornar ao coração, as válvulas acabam deixando o sangue refluir, que fica acumulado nas veias, aumentando a pressão da área e tornando-a dilatada e tortuosa, com consequente sensação de formigamento”, explica a especialista.

Porém, o formigamento pode indicar doenças ainda mais sérias, como a aterosclerose, condição caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, que podem bloquear o fluxo sanguíneo e causar um acidente vascular cerebral (AVC) ou até mesmo um infarto.

“Por isso, é importante ficar atento aos sinais. Caso você sinta apenas um lado do corpo formigar, geralmente o rosto, perna e braço, pode ser sinal de AVC, resultado da falta de sangue no cérebro. Já quando a dormência se irradia para o braço, principalmente o esquerdo, e vem acompanhada de outros sintomas, como dor no peito, dificuldades respiratórias, fraqueza muscular, náuseas e suor, pode ser o início de um infarto”, alerta a angiologista.

Mas, de acordo com a Dra. Aline, é possível prevenir estas doenças através de alguns cuidados básicos. Por exemplo, a parte mais importante da prevenção consiste no paciente manter uma alimentação adequada, o peso sob controle, realizar exercícios físicos e ter bons hábitos de vida. Já para prevenir a placa de aterosclerose, que é formada devido ao colesterol alto, avançar da idade e obesidade, o ideal é melhorar a alimentação, consumir menos gorduras saturadas e açúcar e praticar exercício físico regularmente.

“Mas para saber se o formigamento é normal ou preocupante, é essencial que você consulte um médico. Muitas doenças vasculares podem ser controladas se tratadas assim que descobertas, pois o diagnóstico precoce evita complicações mais graves e difíceis de resolver”, finaliza.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *