Saúde & Cuidados

Coletor menstrual, saiba como funciona e quais as vantagens

Coletor menstrual, saiba como funciona e quais as vantagens
O copo menstrual é uma ótima estratégia para substituir o absorvente, sendo uma opção mais confortável, econômica e ecológica

8:04 |Reutilizável |2018ABR06 

O coletor menstrual, também conhecido como copo menstrual, é reutilizável, pode durar até 10 anos e muita gente tem abandonado o absorvente por causa dele. Ele é uma ótima estratégia para substituir o absorvente, sendo uma opção mais confortável, econômica e ecológica.

O material do copinho menstrual é feito de silicone maleável, bastante confortável e tem a vantagem de poder ficar dentro da vagina por até 12 horas, além de não gerar odores.

Como usá-lo?

Os copinhos são dobrados e introduzidos na vagina. Algumas mulheres sentem-se mais confortáveis ao colocá-lo estando numa posição de cócoras, por exemplo.

Ao fim do período de uso, como falamos acima que pode ser de até 12 horas dependendo da fase do ciclo, deve ser lavado e fervido ao fim do uso e antes de voltar a usar.

Também é importante ressaltar a necessidade de lavar as mãos antes de colocar e usar o copo menstrual.

O coletor aumenta as cólicas menstruais?

O coletor fica dentro da vagina, e não dentro do útero, que é o órgão que produz as cólicas durante o período menstrual.

Além disso, ele não bloqueia a saída do sangue, apenas o armazena, portanto não teria razão para aumentar as cólicas. Isso é apenas um mito, pode usar tranquilamente.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *