Colômbia vai financiar criação de futuro partido das FARC

Colômbia vai financiar criação de futuro partido das FARC
Em acordo de paz assinado no ano passado, grupo concorda em entregar armas às Nações Unidas em troca de um partido político que apresente as suas demandas

06JUN2017|   8h32 - Acordo de Paz

A comissão eleitoral da Colômbia solicitou ao Ministério das Finanças 1,2 milhões de dólares (cerca de R$ 4 milhões) para o financiamento inicial do partido que será criado pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

O país andino e as FARC assinaram um acordo de paz no ano passado em que o grupo guerrilheiro concorda em entregar suas armas às Nações Unidas em troca da criação de um partido político para apresentar suas demandas. O pacto pretende encerrar um confronto que já dura 52 anos.

Todos os partidos políticos e as campanhas presidenciais e legislativas colombianas recebem fundos estatais, mas as cifras variam para cada caso.

“Nós apresentamos um pedido para o partido político das FARC, uma soma de 3,56 bilhões de pesos… [para ser repassado] assim que a entrega das armas acontecer”, disse Alexander Vega, chefe da comissão eleitoral do país.

O grupo guerrilheiro ainda não definiu o nome de sua futura agremiação que irá participar de eleições em 2017, mas Vega adiantou que os recursos iniciais serão usados para cobrir custos operacionais e formar um “think thank”.

As FARC e o governo colombiano estenderam o prazo final para a entrega das armas em 20 dias após problemas logísticos atrasarem a chegada de cerca de 7 mil guerrilheiros às zonas de desmobilização especial da ONU

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *