Gastronomia & Saúde

Colorau: conheça mais sobre esse tempero

Colorau: conheça mais sobre esse tempero
O pó é obtido através da trituração dos frutos do urucuzeiro, uma árvore típica da América tropical

9:37 |LifeStyle / Ingrediente |2018ABR15 

Muito usado na culinária brasileira (e até na europeia) o colorau, também conhecido como urucum e falso-açafrão, é um pó obtido através da trituração dos frutos do urucuzeiro, uma árvore típica da América tropical.

Os indígenas foram os primeiros povos a fazerem uso do pó da planta, para fazer pintura corporal. Ao longo dos anos, esse pó começou a ser utilizado pela indústria cosmética para dar cor aos batons.

Hoje, esse tempero é amplamente utilizado para dar cor e ressaltar o sabor de alimentos, sobretudo de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados.

Benefícios do colorau

Mas quem pensa que essa semente só serve como colorífico ou como tempero está muito enganado. Esse ingrediente possui diversos benefícios para a saúde, como proteção contra os raios UV, ação antioxidante, ação anti-inflamatória e também cicatrizante.

O tom vermelho vem da presença de compostos carotenoides na semente. Segundo estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esses ativos são antioxidantes e protegem a pele dos danos causados pela radiação solar.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *