Araraquara

Com nova CEE, Chediek discute projeto Parque dos Trilhos

Com nova CEE, Chediek discute projeto Parque dos Trilhos
Ao longo de quase 15 anos, foram formadas várias comissões e os estudos já estão bem avançados, conforme destacou o vereador, que…

21JAN2017| 8.58
Imprensa CAM

A convite do vereador Elias Chediek (PMDB), parlamentares e interessados se reuniram no Plenário da Câmara Municipal, na tarde da última quinta-feira (19), para a apresentação do projeto “Parque dos Trilhos”, que teve a constituição da nova Comissão Especial de Estudos (CEE) aprovada na primeira Sessão Ordinária do ano, realizada no dia 17 deste mês.

Na reunião, Chediek explicou detalhes do projeto, falou da necessidade de se fazer uma revisão com a nova comissão, principalmente com as mudanças nas secretarias municipais, além de lembrar da importância do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e da busca de recursos estaduais e federais.

Ao longo de quase 15 anos, foram formadas várias comissões e os estudos já estão bem avançados, conforme destacou o vereador, que explicou o objetivo da apresentação. “A cada mandato a gente cria uma Comissão Especial de Estudos, que é para analisar e discutir, junto com a Prefeitura e a cidade como um todo, o Parque dos Trilhos, o que fazer com essa área quando for desocupada. Como a grande maioria dos vereadores é nova e desconhecia o que estava sendo estudado ao longo desse tempo, me propus a fazer uma apresentação do andamento do projeto, para que eles possam ter a noção do que se pretende fazer com essa área”.

O próximo passo será definir os três membros que farão parte da CEE. “Após a aprovação na última Sessão da criação da comissão por unanimidade, o presidente da Câmara (Jéferson Yashuda Farmacêutico) deve fazer uma consulta aos vereadores para saber quem está interessado em participar. Obrigatoriamente vou fazer parte como proponente e seriam mais dois vereadores, oficialmente. Mas se todos resolverem participar das reuniões, elas são abertas, inclusive para a população, entidades e universidades”, completou Chediek.

O vereador Roger Mendes (PP) gostou do que viu. “Queria agradecer a oportunidade de o Elias Chediek nos apresentar o projeto, já que desenvolvi um trabalho na área administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, mas não conhecia detalhadamente. É um projeto fundamental para a melhoria de nossa cidade, e esses estudos são de extrema importância”.

Opinião compartilhada por Paulo Landim (PT). “A minha raiz também é a ferrovia. Quero parabenizar o trabalho que está sendo feito. Temos que pensar no futuro, e o futuro é o transporte coletivo”, afirmou.

Magal Verri (PMDB) também participou do encontro e mostrou-se animado. “Pudemos ver bem a fundo o projeto, e é algo do futuro mesmo. Se abraçarmos essa ideia, será uma inovação muito grande para as futuras gerações”.

Estiveram presentes, ainda, a vereadora Juliana Damus (PP), o presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (Abatur), Théo Bratfisch, e membros do Grupo de Escoteiros Morada do Sol.

Sobre o Parque dos Trilhos

O projeto tem como principal objetivo requalificar a área atualmente ocupada pelo trecho da via férrea, pátio de manobras e manutenção a serem desativados, integrando a mesma ao tecido urbano da cidade e às áreas de fundo de vale do Córrego do Ouro e Pinheirinho, através da formação de um anel verde de aproximadamente 15 km de extensão que proporcionará a continuidade e complementaridade dos serviços públicos, dos sistemas naturais e de lazer.

Além da preservação e recuperação das áreas de proteção ambiental, o projeto possibilitará a ampliação de espaços livres de uso público voltados ao lazer, cultura, contemplação, turismo e à prática de esportes e melhorias no sistema de drenagem e mobilidade urbana.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskMkc5MN

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *