Araraquara

Com novo veículo a cada duas horas, Doutor Lapena sugere vagas individuais

Com novo veículo a cada duas horas, Doutor Lapena sugere vagas individuais

Araraquara dá preferência ao carro, mesmo quando ele está estacionado. E não é apenas uma expressão. Todos os dias, 11 novos veículos são emplacados aqui. Isso significa um novo carro, moto ou caminhão a cada duas horas. Até dezembro, eram quase 168 mil veículos para uma média de 226 mil habitantes. A frota representa quase dois veículos por morador, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e estimativa populacional do IBGE.

E atender essa demanda por estacionamento ficou impossível, ou próximo a isso. Parar em espaços privados é muitas vezes caro demais, apesar da lei estadual que proíbe os estacionamentos de cobrarem tarifas por hora. Por isso, o vereador Doutor Lapena (PP) encaminhou à Prefeitura um pedido sobre a necessidade de entrar em entendimento no sentido de demarcar, nas principais vias públicas do município, vagas individuais para veículos estacionarem.

“Essa medida irá aperfeiçoar o uso das vagas, uma vez que a demarcação indica o local exato que o motorista deve estacionar o carro”, diz o parlamentar. O sistema permitiria a criação de uma espécie de política de estacionamento nas vias públicas, independente delas estarem ou não sob concessão. Na área central, desde dezembro de 2002, é adotado o sistema de cobrança da Área Azul Digital com um total de 1.149 vagas. O modelo é voltado a cobrança do espaço, mas sem preocupação com a ocupação real dos espaços.

Câmara Municipal
i_d_P&B

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *