Ícone do site IDNews

Comissão debate projeto que torna religiões de matriz africana patrimônios imateriais

Comissão debate projeto que torna religiões de matriz africana patrimônios imateriais

A comissão de cultura se reuniu com diversos representantes para debater PL 139/2021


Na tarde desta quarta-feira (21), a Comissão de Cultura, Esportes, Comunicação e Proteção ao Consumidor da Câmara, composta pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Marcos Garrido (Patriota), esteve reunida com a Secretária de Cultura, Teresa Telarolli; a Coordenadora de Políticas de Igualdade Racial, Alessandra Laurindo; o Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca; representantes da sociedade civil e lideranças religiosas, para debater o Projeto de Lei nº 139/2021, que declara os cultos e liturgias das religiões de matriz africana como patrimônios culturais imateriais de Araraquara.

A propositura, de autoria de Filipa, tem como objetivo reconhecer a importância da cultura da população negra no país. “É necessário dar destaque à riquíssima cultura de um povo que, durante anos, foi escravizado. A religião, além de representar a cultura, também é sinônimo de resistência”, argumentou a vereadora.

Durante a reunião, os participantes debateram formas de consolidar a iniciativa na cidade. A importância da construção coletiva foi reforçada por Fabi: “Enquanto presidir esta comissão,  projetos afetos a essa temática contarão sempre com ampla participação de pessoas que são referências e com participação da sociedade civil,  para auxiliar na elaboração dos pareceres”. Garrido ainda lembrou a importância da diversidade “Precisamos garantir o respeito a todas as crenças”.

O projeto ainda passará pela análise de outras comissões antes do debate e votação em Plenário.

Estiveram presentes também na reunião: Babalorixá Caio de Iemanjá, Ialorixá Claudia De Oyá, Babakekere Claude Ir D’Exu, Viviane de Iemanjá e Bruno Caldeira.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile