Como fazer o café perfeito, segundo a ciência

Como fazer o café perfeito, segundo a ciência

| IDNews |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

Matemáticos e físicos uniram-se para criar uma fórmula sem falhas.

IDN/Gastronomia & Saúde

Os cientistas descobriram o segredo que os consumidores de café querem saber há anos – como fazer uma xícara de café perfeita. Matemáticos e físicos uniram-se para criar uma fórmula sem defeitos, como parte de um estudo publicado na revista Matter.

Jamie Foster, matemático da Universidade de Portsmouth, iniciou o estudo depois de descobrir que, por vezes, duas doses de café expresso, feitas aparentemente da mesma maneira, podem ter um sabor diferente.

A equipe de Foster criou uma teoria matemática para descrever a extração de um único grão de café. “A sabedoria convencional diz que se quiser uma xícara de café mais forte, deve moer o seu café mais fino”, disse Foster, citado pela Reader´s Digest. “Isso faz sentido porque, quanto mais finos forem, mais área de superfície do grão de café é exposta à água, o que deve significar um café mais forte”, completa.

No entanto, os pesquisadores descobriram que o café ficava com um sabor mais semelhante de xícara para xícara ao usar menos grãos, moídos de maneira mais ‘grosseira’. “Quando os grãos eram moídos de forma a ficarem mais finos, as partículas eram tão pequenas que, em algumas partes, entupiam o espaço onde a água deveria fluir”, explicou Foster. Se os grãos forem moídos de maneira a ficarem maiores, isto vai resultar numa “extração mais eficiente”.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *