SLIDERTecnologia

Como saber se o smartphone está com algum vírus

Como saber se o smartphone está com algum vírus?

Existem alguns sintomas e os usuários precisam estar atentos

Com o fácil acesso à internet, os smartphones sofrem do mesmo mal que os computadores: o risco de pegar um vírus. Então, como saber se o telefone foi infectado?

De acordo com Fábio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, ouvido pelo UOL, isso não é fácil – ao menos sem olhar para o aparelho. Porém, existem alguns sintomas e os usuários precisam estar atentos. “Lentidão repentina é um sinal clássico. Aquecimento, propagandas e pop-ups no navegador são situações que devem fazer o usuário ligar o sinal de alerta”, explica ele.

“Consumo excessivo de bateria e da rede de dados também podem ser indícios de que o aparelho está infectado”, complementa Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil. O usuário também pode desconfiar caso aconteçam cobranças indevidas na conta (no caso dos pós-pagos). “As origens nessa situação nem sempre são claras. Por isso, é preciso entrar em contato com a operadora e pedir uma análise detalhada”, diz Assolini.

Se livrar dos vírus é algo que depende muito de cada caso. Por isso, a dica dos especialistas é, antes de qualquer atitude, realizar um back-up do aparelho. “Se o usuário conseguir identificar um app que seja a causa dos sintomas, basta desinstalá-lo normalmente”, diz Sumrell. Se esse não for o caso, o ideal é usar um antivírus para fazer verificações no sistema e no cartão microSD.

“A solução definitiva é restaurar o padrão de fábrica e formatar o cartão microSD, se houver”, aconselha Assolini.

Notícias em Minuto

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *