Araraquara

Comunidade Surda chega a 30 mil pessoas na região de Araraquara

Comunidade Surda chega a 30 mil pessoas na região de Araraquara,  desse público cadastrado, 4.800 moram no município, sendo que 2.200 são surdos e os demais possuem alguma deficiência auditiva.
8:11| 06/06/2016
Deficiência

Araraquara tem 8.800 surdos e pessoas com deficiência auditiva cadastrados no sistema de saúde pública, que atende as 25 cidades da macrorregião, através do Serviço Único de Saúde Estadual, SUS. Desse público cadastrado, 4.800 moram no município, sendo que 2.200 são surdos e os demais possuem alguma deficiência auditiva. Entende-se comunidade surda, enquanto minoria linguística e cultural; e, surdo, enquanto cidadão que se comunica pela Libras – língua brasileira de sinais, segunda língua oficial no país. Dessa forma a surdez não é tida como deficiência, e, sim, como diferença cultural pautada no uso de uma língua sinalizada. Intérpretes e tradutores em Libras ouvintes são considerados bilíngues assim como surdos alfabetizados em Língua Portuguesa e em Libras. A comunidade surda é formada por surdos e pessoas com alguma deficiência auditiva, seus familiares e cuidadores diretos, que na região de Araraquara chega a 30 mil pessoas de todas as idades, com base em dados oficiais.

Na última quarta-feira, em 4 de maio, uma comissão formada por representantes de entidades, instituições e órgãos públicos, se reuniu no Plenário da Câmara Municipal para ajustes constitucionais na redação do projeto de Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos, que foi apresentado em Sessão Cidadã no dia 7 de abril de 2016, pelo publicitário Théo Bratfisch como autor proponente. A lei tem carácter inclusivo e não obrigatório para empresas e prevê a certificação de empresas que oferecerem atendimento em Libras para o público externo e interno, a serem destacadas para consultas públicas na internet, nos sites oficiais dos órgãos públicos municipais, entidades e instituições certificadas pela Lei de caráter institucional e inclusivo. O selo devidamente certificado poderá ser usado nas campanhas publicitárias, em todos os materiais gráficos, em sacolas e embalagens das instituições. Agora, a redação final da propositura do projeto de lei será submetida para apreciação de uma comissão formada por surdos a quem se destina a Lei dos Surdos, legitimamente, para encaminhamento ao poder executivo municipal.

Na foto, Ana Rosa Caparelli, empresária e diretora da ACIA com o advogado, dr. Iran Carlos Ribeiro, assessor jurídico do Sincomércio participam na comissão da Lei dos Surdos no Plenário da Câmara Municipal

IDNews-Usa_Portal

 

Théo Bratfisch 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *