Gastronomia & SaúdeSLIDER

Confira alimentos que você pode e deve cultivar em casa

Confira alimentos que você pode e deve cultivar em casa, cultivar em casa – seja na varanda ou num terraço – é uma tendência cada vez mais comum nos dias de hoje

As hortas domésticas estão na moda e são muitos os motivos para aderir a esta forma de agricultura moderna: plantar em casa os alimentos que mais se gosta, produzi-los de forma orgânica e biológica e tê-los sempre à mão sem que seja necessário idas ao supermercado.

Além disto, ter uma horta em casa pode ser um passatempo bastante saudável, tanto para o físico como para a mente. E existem alguns alimentos que se dão bastante bem neste tipo de cultivo urbano – seja em vasos e numa varanda, seja num pequeno terraço.

Os tomates, por exemplo, são o ponto de partida de muitas pessoas que aderem a esta tendência, informou a BBC. Um tomate cultivado em casa é nutricionalmente mais rico do que aquele que é comprado nos supermercados, sendo maiores os níveis de potássio, fosforo, antioxidantes e vitaminas (A, C e E).

Luz e pouca água são os ingredientes-chave para o cultivo eficaz de tomates, sendo ainda importante plantá-los num solo profundo, que permita as suas raízes desenvolverem naturalmente. As folhas que nascem próximas ao solo devem ser cortadas para evitar o risco de contaminação.

Um outro alimento que pode ser facilmente cultivado em casa é a cenoura, que tem como requisito principal a humidade da terra. Plantável durante todo o ano, este alimento fornece excelentes níveis de vitamina A, antioxidantes e fibras, sendo um aliado da boa alimentação.

E já a pensar numa salada feita com alimentos exclusivamente cultivados em casa, nada como acrescentar uns pimentos. Um terreno com bastante sol, sementes plantadas entre 40 e 50 centímetros e regas frequentes são os requisitos para se cultivarem pimentos amarelos, verdes e vermelhos de forma eficaz. Este alimento é rico em ácido fólico, magnésio, fibra e ainda vitamina C.

Os espinafres são o quarto exemplo dado pela BBC, que revela que é possível cultivar este vegetal em pequenas hortas caseiras, uma vez que não necessitam de muito sol ou calor.

Por fim, um outro alimento que pode e deve ser cultivado em casa é a ervilha, que se dá melhor com o clima do outono.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *