Saúde & Cuidados

Conheça os perigos pós-festa para a saúde do seu coração

Conheça os perigos pós-festa para a saúde do seu coração
Cirurgião cardíaco faz alerta sobre a importância de não ignorar sintomas

11:18 |EXAGEROS | 2018MAI08 |

Após as comemorações de fim de ano, geralmente cheias de exageros alimentares e maior consumo de bebidas alcoólicas, a saúde do coração pode estar comprometida. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália, o risco de ter um ataque cardíaco aumenta 4% durante os feriados, já que muitos dos sintomas, como fraqueza, náuseas e rosto pálido, podem ser facilmente confundidos com a famosa ressaca.

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Júnior, o conjunto de problemas que surgem após as comemorações é chamado de Síndrome do Coração Pós-feriado, que é caracterizado pela presença de palpitações e desconforto no peito, causados por arritmias cardíacas após a ingestão, em excesso, de bebidas alcoólicas.

“Um dos maiores erros é a confusão entre os sintomas do infarto e o mal-estar da ressaca, que leva a automedicação e a falta de uma consulta médica”, explica o especialista.

Ainda segundo o cirurgião cardíaco, a grande ingestão de álcool pode desencadear a fibrilação atrial, caracterizada pelo batimento cardíaco irregular. “Esse sintoma é um sinal de que algo não está bem, já que se os batimentos não regularizem, as chances de desenvolver um derrame são maiores, por isso, a importância de consultar a opinião médica”, alerta Elcio Pires Junior.

Além disso, o médico explica que é necessário, após as festas, estar atento aos sintomas e também apostar em alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos nos dias seguintes as comemorações para fortalecer o organismo e auxiliar na prevenção de futuros problemas cardíacos, como infarto e derrame.

“Ter uma alimentação regrada, dormir bem e dar preferência por alimentos ricos em sustâncias antioxidantes, como frutas vermelhas, abacaxi e limão, além de realizar check-ups com frequência são essenciais para manter uma vida saudável e fortalecer a saúde do coração”, finaliza o médico.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *