Brasil

Conscientização ambiental com crianças de escola pública

Conscientização ambiental com crianças de escola pública
As fontes de geração de energia como água, vento, sol e marés foram explicadas às crianças

13DEZ2016| 9:11
José Angelo Santilli

O Laboratório de Difusão Científica do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (LaDiC/CCMC/IFSC/USP) finalizou mais uma de suas atividades de Ensino e Difusão Científica realizada na Escola Estadual Prof. Eugênio Franco, em São Carlos (SP), no âmbito das atividades do CDMF. Cerca de 200 crianças de cinco turmas de 3ºs anos participaram do minicurso “História da Ciência, Meio Ambiente e Energia – as demandas por energia e as alterações ambientais no decorrer da História”.

Com um enfoque mais lúdico para abranger a faixa etária das crianças (entre 8 e 9 anos) o trabalho foi realizado na Escola entre outubro e dezembro deste ano no formato de contação de histórias  pela educadora Amanda Murgo, do LaDiC. Com aulas que abordaram as demandas por energia da humanidade desde a Pré-História até os dias atuais, uma reflexão foi feita com as crianças a respeito da escala de alteração ambiental que foi significativamente ampliada no período pós-Revolução Industrial.

As fontes de geração de energia como água, vento, sol e marés foram explicadas às crianças, mostrando como na Antiguidade, Idade Média e Moderna essas formas naturais já eram utilizadas pelos seres humanos. As alterações ambientais ampliadas no pós-Revolução Industrial, principalmente com o uso de combustíveis fósseis, serviram de comparação para as crianças observarem como a evolução da ciência, tecnologia e do modo de vida humano está diretamente relacionado com a geração de energia em grandes quantidades. Entretanto, as consequências dessa grande demanda têm começado a se apresentar com as grandes devastações ambientais, as mudanças climáticas e a poluição do ar.

Para encerrar a intervenção, uma atividade de desenho foi proposta às crianças de modo que ilustrassem o que mais ficou marcado no decorrer do minicurso. A poluição gerada pelos transportes e indústrias, as formas de energia no decorrer da História ficaram registradas nos trabalhinhos dos pequenos. No próximo ano, pretende-se retomar a parceria na E.E. Prof. Eugênio Franco com a mesma atividade utilizando as ilustrações das crianças no minicurso.

Agradecimentos: À equipe Gestora da escola (Diretora Silvia, Vice-Diretora Adriana, Coordenadora Pedagógica Luciane) à Equipe da Escola e às Professoras dos Terceiros anos, que dividiram suas aulas para que o projeto fosse realizado.

Foto: Divulgação/CDMF
Legenda: Cerca de 200 crianças participaram desta atividade de Difusão e Ensino do CDMF.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *