Educação & Cultura

Convênio que propõe apoio a saúde mental de vestibulandos é oficializado 

Escola do Legislativo ajudou a reunir Cuca e Uniara para implementação do programa


Na quarta-feira (8), foi assinado o documento que oficializa o convênio, que entrou em vigor no mês de novembro, entre a Universidade de Araraquara (Uniara) e os cursinhos populares do Curso Unificado do Campus de Araraquara (Cuca), por meio da Escola do Legislativo (EL). O encontro entre representantes de todas as instituições envolvidas ocorreu na Secretaria da Educação e contou com a presença da titular da pasta, Clélia Mara dos Santos.

Nesse convênio, os estudantes do curso de Psicologia da Uniara realizam, como forma de estágio, um trabalho de apoio aos estudantes dos cursinhos, valorizando a saúde mental na época dos vestibulares.

A iniciativa partiu do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que é presidente da EL e foi coordenador do Cuca. “Enquanto coordenador do cursinho, eu sentia essa necessidade de um apoio maior dos setores públicos na questão da saúde mental, porque o estudante, quando está nesse momento de prestar o vestibular, está precisando de um apoio”, disse o parlamentar.

Bianco explicou um pouco do papel de cada parte do convênio: “Na Escola do Legislativo a gente viu que era importante construir pontes. Por um lado, a gente tinha uma demanda dos estudantes da Uniara, que queriam fazer estágio na área da educação, e por outro a gente tinha uma demanda tanto dos cursistas, quanto dos professores e coordenadores do Cuca”.

A gestora dos cursinhos populares na prefeitura de Araraquara, Giovanna Lopes Souza, e a supervisora de estágio da Uniara, Juliane Leiva, informaram que tudo começou com formulários entregues aos alunos com perguntas sobre como eles estavam se sentindo com a aproximação do vestibular e quais eram suas necessidades. A partir disso foram desenvolvidos materiais que atendessem aos alunos. “Com isso a gente construiu um grupo no WhatsApp aonde são enviados esses materiais (PDF, cards, áudios) e os professores da Uniara também fazem plantões no Google Meet. Isso tem acontecido nos últimos meses e tem dado certo”, explicou Giovanna.

De acordo com Giovanna, os envolvidos têm planos para que o projeto continue futuramente: “Acredito que ano que vem a gente vai começar bem mais cedo, porque tem sido muito bom. Este ano foi mais um projeto-piloto, para o ano que vem a gente pretende conseguir fazer algo maior que atenda mais alunos e atenda melhor”. A secretária Clélia concorda e diz que, se for possível, o acompanhamento continuará permanentemente.

Quanto aos alunos que serão beneficiados com o convênio, Juliane frisou: “Nós temos interesse em beneficiar os estudantes de Psicologia na formação deles e também os estudantes do cursinho. A nossa intenção é que o máximo de estudantes seja beneficiado”.

“Ter uma parceria que possa auxiliá-los a atravessar com tranquilidade esse momento é muito importante para nós que estamos com o programa, para os jovens que estão no projeto e também para a cidade, na perspectiva de que, quanto melhores eles estiverem do ponto de vista emocional, mais oportunidades eles podem ter de serem universitários, o que é bom para todo mundo”, Clélia concluiu.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *