Araraquara

Curso de Jornalismo da Uniara dá início às apresentações de Trabalhos Científicos de Conclusão de Curso

Curso de Jornalismo da Uniara dá início às apresentações de Trabalhos Científicos de Conclusão de Curso

| IDNews | Assessoria de Imprensa Uniara |

Atividade, aberta ao público, terá continuidade nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 19h, no Centro de Comunicação Social da universidade

IDN/Interior/Araraquara

O curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara deu início às apresentações de Trabalhos Científicos de Conclusão de Curso na última segunda-feira, dia 10 de junho, no Centro de Comunicação Social da instituição, localizado na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 225, no Centro. A atividade, aberta ao público, terá continuidade nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 19h, no mesmo local.

“São três bancas, no total, que analisarão vinte monografias. Cada uma é composta por dois examinadores, sendo ao menos um docente do curso. Entre os temas pesquisados pelos alunos que resultaram nas monografias científicas, estão: análise de conteúdo do portal G1, da Rede Globo; análise da cobertura sobre e-sports na mídia; estudos sobre abordagem da mídia acerca do Neymar na Copa do Mundo; Setor de Comunicação da Câmara Municipal de Araraquara, e análise do conteúdo noticioso publicado no site do Corinthians, entre outros”, detalha a coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi.

Ela menciona que os trabalhos são resultado das disciplinas “Pesquisa e Produção Científica em Jornalismo I” (terceira série) e “II” (primeiro semestre da quarta série). “No terceiro ano, os estudantes levantam o objeto de estudo, elaboram o projeto de pesquisa e têm que produzir um trabalho científico – essas monografias que estão sendo avaliadas no final deste semestre – e um produto jornalístico – os Projetos Experimentais em vídeo, livro-reportagem, radiojornalismo etc”, explica.

O professor responsável pelas disciplinas e pela orientação e supervisão da produção de monografias, Fabrício José Mazocco, comenta que, “nessa produção monográfica, os alunos e as alunas têm contato direto com a produção científica e desenvolvem uma pesquisa abordando um tema relevante e de importância para os estudos em Comunicação”. “Dessa forma, nosso estudante e futuro profissional tem contato com a área acadêmica, contribuindo para a geração de conhecimento”, diz o docente, informando que, no dia 10, foram realizadas catorze apresentações e que, nesta sexta, dia 14, serão mais seis.

Elivanete salienta que, “como TCCs, oferecemos ao graduando conhecimentos teóricos e práticos tanto em pesquisa acadêmica quanto em produção profissional”. “Assim, aqueles que optam pela formação continuada, indo para a pós-graduação lato sensu ou para o mestrado e doutorado, têm condições básicas para tanto. E os que querem ingressar no mercado terão uma boa experiência em produção em vídeo, vídeo-documentário, livro-reportagem e radiojornalismo, entre outras modalidades”, finaliza.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *