Araraquara

Curso de Jornalismo da Uniara firma parceria com TV Cultura para exibição de videodocumentários produzidos na graduação

Curso de Jornalismo da Uniara firma parceria com TV Cultura para exibição de videodocumentários produzidos na graduação
Duas obras já foram selecionadas e serão veiculadas no programa Campus em Ação

28SET2017 | 7:50   - Assessoria de imprensa da Uniara

O curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara firmou uma parceria com a TV Cultura para a exibição de videodocumentários, produzidos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, no programa “Campus em Ação”, que irá para sua quarta temporada. Dois deles já foram selecionados, “Aliens 69: Quando os Rolling Stones Invadiram Matão” e “Todos estão perdoados”.

“Trata-se de um projeto em que é proposta a exibição da produção acadêmica televisiva das universidades. Na disciplina ‘Projetos Experimentais’ da graduação, temos a modalidade videodocumentário, em que são produzidos anualmente diversos vídeos a respeito de temas de interesse da região de Araraquara. São assuntos históricos de personagens importantes. Selecionamos algumas dessas obras dos últimos cinco anos e as enviamos para a TV Cultura analisar quais teria interesse em divulgar. Os dois selecionados são muito interessantes”, comenta o docente responsável pelos Projetos Experimentais do curso, Luiz Carlos Messias da Silva.

Os projetos têm relevância, segundo ele, por tratarem de temas que não estão no cotidiano, mas têm importância histórica e jornalística para a região. “É a contribuição da graduação para o conhecimento e o resgate de parte da história e que, agora, com a difusão pela TV Cultura, ganham uma nova abrangência”, diz.

“Aliens 69: Quando os Rolling Stones Invadiram Matão”, produzido em 2013 pelos ex-estudantes Diego Luiz Gilbertoni, Fernanda Vilela Gabriel, Gianfrancesco Rocha, Matheus Eduardo Carvalho e Rafael Zocco de Camargo, sob orientação do professor Fabrício José Mazocco, aborda a vinda da banda de rock Rolling Stones ao interior do estado de São Paulo.

Zocco conta que, a princípio, o grupo não conhecia muito bem a história. “Aos poucos fomos descobrindo todos os detalhes e nos apaixonamos pelo tema”, diz o ex-estudante, revelando que o desenvolvimento da produção foi possível por meio de fontes que seus colegas Carvalho e Bariani conseguiram durante o processo, além de pesquisas referentes a 1969, ano em que os músicos Mick Jagger e Keith Richards visitaram Matão. “Buscamos desde o início contextualizar o período conturbado da história, tanto no Brasil como no mundo: Ditadura Militar, Guerra do Vietnã, homem na Lua, Tropicália, Woodstock etc. 1969 é um ano complexo de retratar, devido à quantidade de fatos históricos que ocorreram quase simultaneamente”, reflete.

Para Carvalho, ter o TCC exibido no “Campus em Ação”, em rede nacional, é sinônimo de trabalho reconhecido. “Isso nos orgulha bastante, e é legal saber que resgatamos uma história que poucos conheciam, de referências do rock”, aponta.

O outro documentário, “Todos estão perdoados”, de 2015, também é orientado por Mazocco e tem como autores os ex-estudantes Fernando Henrique Stivaletti Vitor, Heloisa Helena Zanoni, Milton Cerqueira Leite Junior e Paula Cristina Cardoso De Sousa.

“Fizemos uma produção sobre a história de vida de madre Maurina Borges da Silveira, mas escolhemos um recorte no período da ditadura. Ela foi sequestrada e torturada e, segundo algumas pessoas entrevistadas, existe uma dúvida se teve um filho. Foi exilada no México e não havia ninguém para confirmar isso. Fizemos um trabalho de pesquisa bem intenso, e acredito que conseguimos retratar bem a questão da tortura. Pegamos detalhes de outras mulheres que ficaram presas com ela”, destaca Paula.

Para a ex-aluna, é gratificante e um reconhecimento ter a oportunidade de ver seu TCC exibido na TV Cultura. “Foi um trabalho que suamos muito para conseguir todas as informações – mais de oito horas de imagens. Além disso, é um estímulo para os demais alunos que estão se formando. Que eles possam buscar temas ricos e contribuir para a história, que tem que ser registrada e valorizada. A parceria é uma iniciativa muito boa. Estamos em uma instituição de ensino, e isso precisa ser incentivado. É uma motivação a mais”, ressalta.

“Ficamos muito felizes também porque acompanhamos os trabalhos de nossos colegas, e são muito bons”, comenta Vitor.

Paula agradece aos professores do curso de Jornalismo da Uniara, “em especial ao orientador, Fabrício Mazocco, aos professores Luiz Carlos Messias da Silva e Luciane do Valle, e à coordenadora do curso, Elivanete Zuppolini Barbi”. “Levaremos os ensinamentos para o resto de nossas vidas”, conclui.

A chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, Eduarda Escila Ferreira Lopes, conta que o projeto nasceu por meio da pesquisa de um ex-aluno que quis dar visibilidade ao seu trabalho e entrou em contato com a TV Cultura. A partir disso, a emissora nos encaminhou a proposta de parceria. Enviamos a lista de trabalhos que temos e, até o momento, esses dois TCCs já foram aprovados. Agora, serão adaptados ao formato do programa e enviados para exibição no canal”, finaliza.

Informações sobre o programa “Campus em Ação”, exibido aos sábados, às 10h, e às quintas-feiras, às 22h45 (horário alternativo),  estão disponíveis no endereço http://tvcultura.com.br/programas/campusemacao. Detalhes sobre a graduação de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *