AraraquaraSLIDER

Curso sobre o uso de insetos para desvendar crimes, da Biologia da Uniara, continua com inscrições abertas

Curso sobre o uso de insetos para desvendar crimes, da Biologia da Uniara, continua com inscrições abertas
Evento será realizado no sábado, dia 10, das 9h às 12h, na unidade I da universidade

06JUN2017|  12h11 - Assessoria de imprensa da Uniara

Continuam abertas as inscrições para o “Curso Teórico-Prático de Entomologia Forense – Uso de Insetos para Desvendar Crimes”, promovido pela graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento será realizado no sábado, dia 10 de junho, das 9h às 12h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). A atividade, oferecida a quaisquer interessados, será ministrada pelo ex-aluno da graduação, Lincoln Laudelízio Vituri.

Ele menciona que a entomologia é o estudo da vida do inseto. “Já o lado forense lida com a pesquisa criminalística. Quando existe uma cena de crime, pode-se usar um inseto para identificar o culpado, verificar características do cadáver, quando foi sua morte, as causas etc”, explica.

O enfoque, segundo Vituri, será dado aos que ainda não têm conhecimento sobre o assunto. “Vou trazer uma base, sem recursos científicos difíceis. Será algo didático, uma introdução para que o leigo comece a compreender esse universo”, esclarece.

Ele conta que, na parte teórica, explicará com mais detalhes o que é entomologia e a ciência forense, e também quais e como os insetos são usados, além de mostrar casos resolvidos por meio deles. “Existem insetos que as pessoas nem imaginam que há em suas casas, que ajudam a solucionar crimes”, aponta.

Na parte prática, Vituri conta que levará armadilhas para a captura de insetos e ensinará como são criados, além de falar de sua experiência sobre fazer a avaliação de um cadáver, e de mostrar algumas espécies. “Muitos imaginam que o tamanho deles é enorme, quando na verdade são pequenos, com cerca de meio a um centímetro, em média”, comenta.

No entanto, ele avisa que pretende mostrar fotos reais de crimes, “já que uma pessoa que trabalha com isso precisa estar a par do que irá ver”. “É uma área que está crescendo muito. Há cada vez mais faculdades, mestrados, especializações e concursos. Está em alta no Brasil”, finaliza.

As inscrições, no valor de R$ 20,00 para estudantes da Uniara e de R$ 25,00 para os demais interessados, devem ser efetuadas no endereço www.uniara.com.br/eventos/curso-entomologia-forense, e o pagamento deverá ser feito na Tesouraria da unidade I da Uniara.

Outras informações sobre o “Curso Teórico-Prático de Entomologia Forense” podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7116 ou pelo e-mail [email protected].

Conteúdo programático

O que é Entomologia

Ciência Forense: Importância e História

Aspectos da Entomologia Forense na Prática

Os Insetos na Cena do Crime: Casos Resolvidos

Captura de Insetos e Manejo

Mostruário com Insetos de Uso Forense

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *