AraraquaraSLIDER

Cursos de Pedagogia e Educação Física da Uniara participam do Dia Municipal do Brincar neste domingo, dia 28

Cursos de Pedagogia e Educação Física da Uniara participam do Dia Municipal do Brincar neste domingo, dia 28
Atividades serão realizadas das 8h às 13h, no Parque Infantil

26MAI2017| 13h13 - UNIARA - Christiano Kobal Oliveira D de Andrade

Os cursos de Pedagogia presencial e Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara participarão do “9º Dia Municipal do Brincar”. Com o tema “Em Araraquara brincadeira é coisa séria”, o evento, promovido pela Prefeitura do município, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e pela Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri, será realizado neste domingo, dia 28 de maio, das 8h às 13h, no Parque Infantil.

O coordenador de Pedagogia, Uiliam Moraes Folsta, conta que alunas do curso oferecerão um espaço “bastante interessante”. “Muitas se inscreveram para monitorar as brincadeiras e atividades lúdicas, divididas em estações. Serão oito no total, com cantigas, pintura facial, trabalhos com argila, uma oficina de balões, confecções em EVA e uma apresentação voltada à escrita e a desenhos, com a professora Dirce Charara Monteiro. Também levaremos moldes de gesso de figuras pequenas para serem coloridas pelas crianças”, detalha o docente.

Para os interessados que não podem ou têm dificuldades de se movimentar, ele destaca que estará disponível o “Espaço Baby”, que também atenderá as crianças menores. “Fez muito sucesso no ano passado”, garante o professor.

Segundo Folsta, o “Dia Municipal do Brincar” apresenta vantagens para o público infantil e para as alunas do curso. “Isso possibilita às crianças brincarem com esse resgate, já que hoje em dia, elas só ficam no computador, no videogame e nos celulares. Queremos resgatar as atividades antigas. Para a turma de Pedagogia, é uma maneira de aprender com as crianças, ver suas reações e lidar de forma mais direta com elas. É um trabalho pedagógico de contato e promove a socialização”, ressalta.

Já o curso de Educação Física participará com brincadeiras recreativas, lúdicas e dinâmicas com jogos, recreação, avaliação e iniciação esportiva, sob a supervisão dos professores Henrique Sanioto, responsável pela disciplina de “Ginástica Geral”, e Fábio Reina, da disciplina “Crescimento e Desenvolvimento”.

O coordenador da graduação, Maurício Tadeu Frajácomo, o Piscinão, comenta que cada criança se identifica com determinada modalidade. “Temos as iniciações esportivas, entre elas, algumas que envolvem raciocínio, como xadrez e dama, ou que não são tão frequentes, como o tênis de mesa. É uma ação em que todo visitante encontra alguma atividade que lhe cause mais interesse”, aponta.

A iniciativa também beneficia os estudantes do curso de Educação Física, segundo Piscinão. “As atividades fazem parte do estágio. Temos diversos eventos ao longo do ano, e neles os alunos desenvolvem práticas pedagógicas como essa. É uma boa experiência para eles”, diz.

De acordo com a Prefeitura de Araraquara, o “Dia Municipal do Brincar”, gratuito, é aberto a todos os interessados sem limite de idade, e tem o objetivo de “resgatar as brincadeiras da infância e a importância do brincar, proporcionando às crianças a oportunidade de se divertir de forma enriquecedora, além de sensibilizar a sociedade para a importância do lúdico nas diferentes fases da vida”.

Informações sobre as graduações de Pedagogia e Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *