Ícone do site IDNews

De sete CPIs na Alesp, só uma avança entre deputados

De sete CPIs na Alesp, só uma avança entre deputados, cada CPI tem 11 deputados estaduais como membros efetivos e 5 suplentes, para cobrir possíveis ausências
8:24| 06/06/2016
Estadão Conteúdo

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) tem abertas atualmente sete Comissões Parlamentares de Inquérito que apuram do “crescimento da obesidade infantil à “epidemia do crack” no Estado, mas apenas uma delas está em pleno funcionamento.

A comissão em estágio mais avançado até agora é a que “investiga irregularidades praticadas na prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias do serviço público”. Desde a nomeação de seu membros, que ocorreu em novembro, convocou 14 reuniões – 6 não tiveram quórum.

Os registros das pautas e atas das reuniões divulgados pela Alesp mostram que duas CPIs (Trabalho Infantil e Diretórios Acadêmicos/República de Estudantes) nem sequer elegeram seus presidentes, mesmo um ano após a data de instalação, em abril de 2015. Outras duas comissões abertas neste ano, para “investigar o sistema financeiro” e “suposta ocorrência de uma indústria de invasões em terrenos urbanos e rurais” não fizeram nenhuma reunião.

Crack

Já a CPI da Epidemia de Crack, criada em abril, elegeu nesta semana seu presidente, na primeira reunião feita pelo colegiado, enquanto a comissão da Obesidade Infantil fez duas reuniões e votou requerimentos – outros dois encontros nem começaram por falta de quórum. Cada CPI tem 11 deputados estaduais como membros efetivos e 5 suplentes, para cobrir possíveis ausências.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile