Araraquara

Delegação brasileira, que contou com alunos da Uniara, é eleita a melhor em simulação de atividades da ONU

Delegação brasileira, que contou com alunos da Uniara, é eleita a melhor em simulação de atividades da ONU
NMUN e CWMUN foram realizados em março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos

9:05 | Assessoria de imprensa da Uniara |2018MAR30 | 

A delegação brasileira, composta por dezesseis estudantes, sendo seis da Universidade de Araraquara – Uniara, foi eleita a melhor do National Model United Nations – NMUN, evento que, juntamente com o Change the World Model United Nations – CWMUN, é considerado a maior simulação mundial das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU. Os encontros foram realizados entre os dias 16 e 24 de março, na sede da ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

No NMUN, os participantes defendem interesses e propõem soluções para problemas de países diferentes dos de suas nacionalidades. Já o CWMUN tem foco em energias renováveis e na sustentabilidade. “No NMUN, os integrantes da delegação brasileira representaram a Bulgária e tiveram um desempenho extraordinário. Fomos premiados como a melhor do projeto, entre 193 países. Recebemos um certificado, e isso é resultado do esforço de todos os alunos e do nosso empenho em treiná-los”, comenta o coordenador do projeto no Brasil e membro da coordenadoria dos cursos de extensão de Direito da Uniara, Fernando Rugno.

Ele destaca que, no CWMUN, onde os brasileiros representaram a República do Congo e Angola, “foram excelentes nas suas resoluções – todas foram aprovadas”. “Também foram signatários, ou seja, tiveram ideias para complementar resoluções de outras delegações, assim como receberam auxílio nas suas”, relata.

Desde 2010, Rugno participa do NMUN/CWMUN. “Sinto-me orgulhoso de ver esse resultado e a evolução que tivemos, sendo que há delegações de países que participam há mais de quarenta anos e não receberam essa premiação, além de outras serem compostas por cerca de duzentos ou trezentos estudantes, enquanto a nossa contava com dezesseis. Foi sensacional”, recorda-se.

Na programação, o coordenador conta que o ex-presidente norte-americano Bill Clinton deu as boas-vindas às delegações participantes e enalteceu a importância do papel dos alunos, na palestra de abertura realizada no dia 17. No dia 21, os brasileiros acompanharam uma palestra com o Representante Permanente Alterno do Brasil junto à ONU, o embaixador Frederico Salomão Duque Estrada Meyer.

Os estudantes da Uniara participantes este ano foram: Mariana Ferreira Rinaldis, Lauren Fonseca Assunção Iglesias Fernandes, Marcella Galhardo, Daniela Soares Veronese, André Parizi e João Parizi.

O NMUN e o CWMUN são promovidos pela ONU. No Brasil, a oportunidade de participação nas atividades é oferecida por meio de uma parceria entre a Associação Diplomatici Brasil e a Uniara. A previsão de abertura das inscrições para o NMUN/CWMUN 2019, segundo Rugno, é para o mês de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br ou também pelo e-mail [email protected].

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *