Demora em exames ginecológicos pelo SUS será analisada pelo Ministério Público 

Pedido foi encaminhado pelo vereador Marcos Garrido (Patriota) após receber denúncia para marcação de histeroscopia


O vereador Marcos Garrido, líder da bancada do Patriota na Câmara, reuniu-se na quinta-feira (2), com o promotor de Justiça de Araraquara, Dr. Frederico Liserre Barruffino. Na oportunidade, o parlamentar apresentou demanda de um grupo de mulheres assistidas pelo Centro de Referência da Mulher (CRM), que reclama da demora para a marcação do procedimento de histeroscopia, coincidindo com o encerramento do convênio firmado entre o município e a empresa prestadora do serviço.

Há três meses, Garrido pediu explicações à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 781/2021, sobre o retorno da realização do procedimento. Em resposta, o Executivo informou que a previsão de retorno do procedimento era de 30 dias, prazo que venceu ao final do mês de setembro.

Com isso, o vereador passou a acompanhar o caso, constatando que a Prefeitura não teria cumprido o prazo estipulado, levando a demanda à Justiça. “Não tive outra opção, a não ser levar esse problema para a promotoria pública. Não dá para ignorar a situação, pois envolve o direito à saúde da mulher para a prevenção de doenças”, disse.

Barruffino ficou ciente do caso, que deve ser analisado e receber um retorno breve para que tudo se resolva e atenda a quem for de direito.

Histeroscopia 

A histeroscopia é um exame ginecológico de baixo custo, porém de extrema importância, pois permite identificar eventuais alterações existentes dentro do útero, como prevenção de doenças, diagnóstico para o tratamento correto, sendo certo que a retomada da realização desses exames é vital para a saúde da população feminina atendida pela rede pública municipal de saúde.

Com informações da assessoria de gabinete do vereador Marcos Garrido (Patriota)

 

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *