BrasilSLIDER

Desenvolvimento de fibras óticas é tema de defesa de tese de doutorado no IQ-Unesp

Desenvolvimento de fibras óticas é tema de defesa de tese de doutorado no IQ-Unesp
Intitulado “Desenvolvimento de fibras ópticas de vidro à base de fluorofosfato para …

07NOV2017|  12:49 - José Angelo Santilli - Foto: José Angelo Santilli

Será realizada nesta quinta-feira, dia  9, às 12 horas, na salda da congregação do Instituto de Química da Unesp, Câmpus de  Araraquara, a Defesa de Tese de Doutorado de Gustavo Galleani, sobe a orientação dói Prof. Dr. Younes Messaddeq.

 Intitulado “Desenvolvimento de fibras ópticas de vidro à base de fluorofosfato para transmissão óptica UV profundo”, este trabalho de doutorado centra-se no estudo e desenvolvimento de materiais vítreos transparentes na região do UV-profundo, para aplicações diretas no campo da agricultura e mais especificamente para a detecção dos elementos fósforo e enxofre.

A única fibra de transmissão UV bem estabelecida existente até o momento consiste em fibras de vidro de sílica. No entanto, a utilização de tais fibras é limitada pelo efeito de degradação a transmissão da luz UV após exposição prolongada. Os vidros mistos fluorofosfato com baixas quantidades de impurezas, utilizados neste trabalho, mostraram-se como excelentes materiais transmissores de luz UV-profundo, oferecendo assim uma alternativa frente às fibras de sílica utilizadas hoje.

Um método inovador foi utilizado na fabricação das fibras e permitiu atingir alta transmissão na região UV, o que é notável nesta fase da pesquisa. Isso resulta em ampla perspectiva do uso de tal material. A abordagem detalhada da fabricação das fibras e do estudo estrutural dos vidros realizados permitiu solucionar a principal dificuldade na fabricação de fibras a partir dos vidros fluorofosfato e a realizar avanços decisivos no domínio dos materiais ópticos UV e tecnologia de fibra, oferecendo assim uma nova perspectiva de uso em aplicações tecnologicamente importantes.

Serviço:

Defesa de Tese de Doutorado

Título: Development of glass optical fibers based on fluorophosphate for deep-UV optical transmission

Pesquisador: Gustavo Galleani

Orientador: Prof. Dr. Younes Messaddeq

Sala da congregação

Data: 09/11/2017

Horário: 12horas

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *