Araraquara

Dia do Maçom é celebrado na Câmara Municipal de Araraquara

Dia do Maçom é celebrado na Câmara Municipal de Araraquara

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

Mário Zafallon recebeu título de Cidadão Araraquarense por indicação do vereador Paulo Landim

IDN/Interior/Araraquara

 

Na noite de sexta-feira (16), a Câmara de Araraquara celebrou o Dia Municipal do Maçom com a outorga do título de Cidadão Araraquarense a Mário Zafallon, maçom e contador. A indicação foi feita pelo vereador Paulo Landim (PT) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A data, comemorada anualmente em 20 de agosto, foi instituída e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município pela Lei nº 5.874/2002. A celebração integra a 36ª Semana Maçônica de Araraquara e Região, cuja edição de 2019 foi organizada pela Loja Maçônica Morada do Sol nº 227.

“A Maçonaria foi atuante em eventos importantes, como a abolição da escravatura e a independência brasileira. Temos muito orgulho da nossa história, mas não podemos deixar de olhar para frente e sermos vigilantes para que a chama da liberdade não despareça. Ser maçom é ser atuante”, definiu o presidente da Comissão Organizadora da Semana Maçônica, Luiz Carlos Penha Fiel.

Característica que, na opinião de Landim, define a conduta do homenageado da noite: “Ele é um dos integrantes mais respeitados na maçonaria por tudo que faz e vive; um vencedor que prova que a luta vale a pena e que a família é o bem mais precioso que podemos construir. Se existe alguém que merece esta homenagem é Mário Zafallon.” O presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB), concorda: “Ele dedicou toda sua vida à família, ao trabalho e aos mais necessitados.”

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni, destacou alguns dos princípios que regem a maçonaria: “Além da liberdade, igualdade e fraternidade, a solidariedade que existe entre os irmãos é motivo de muito orgulho.”

Zafallon se disse honrado com a homenagem e demonstrou sua gratidão a Araraquara. “Esta noite era inimaginável para mim. Estou imensamente feliz com este título. Eu devo tudo a Araraquara. Aqui construí a minha vida”, falou, emocionado.

Familiares do homenageado e diversos integrantes da Maçonaria também participaram do evento.

 

Sobre o homenageado

Mário Zafallon nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em 1947 e, em 1954, se mudou para Araraquara. Na juventude, conciliou trabalhos e estudos até se formar em Contabilidade e em Direito, na turma de 1984. São 55 anos de atividade na área contábil e, ainda nos dias de hoje, mesmo aposentado, continua a trabalhar. Mário se casou com Maria Zobeide e teve três filhos: Mário, Marcos Roberto e Márcia.

Foi iniciado na ordem maçônica em 1985, na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Morada do Sol n° 227.  Foi elevado ao grau de Companheiro Maçom em 1986, e, no mesmo ano, foi exaltado ao grau de Mestre Maçom. Exerceu o cargo de Venerável Mestre da Loja Morada do Sol por três vezes e, em 2010, foi agraciado pela Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo com o título de Maçom Emérito pelos seus 25 anos de serviços prestados à ordem maçônica.

 

A Maçonaria

De origem francesa (maçonnerie), o termo significa construção. Por extensão, seu significado é associação de pedreiros. Isso porque os primeiros maçons eram os construtores, arquitetos, engenheiros e empreiteiros na Idade Média. Em sua origem, a Maçonaria era uma sociedade secreta vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do Iluminismo.

A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, unindo quatro lojas londrinas. O líder eleito era o Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria rapidamente ganhou o mundo. Estima-se que, em Araraquara, haja mais de 500 maçons distribuídos nas 13 lojas existentes na cidade, sendo que a primeira delas foi fundada há mais de 100 anos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *