Dia dos Pais, expectativas de vendas são melhores para este ano

Dia dos Pais, expectativas de vendas são melhores para este ano
Especialistas do Senac Araraquara dão dicas para atrair clientes; Sincomercio projeta aumento de até 3% no faturamento do varejo

03AGO2017 – GABRIELLE CHAGAS

Comemorado em 13 de agosto, o Dia dos Pais traz boas possibilidades para os lojistas de Araraquara. De acordo com levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), as vendas no comércio da região deverão ter um aumento de até 3% com relação a 2016. Isso corresponde a um faturamento que pode chegar a R$ 1,36 bilhão.

Para atrair clientes, os comerciantes precisam estar em consonância com esta realidade, sempre em busca de aplicar descontos e promoções, além de explorar todas as ferramentas capazes de atrair o consumidor e fazer com que ele permaneça por mais tempo dentro da loja. Para buscar aumento no ticket médio (valor médio de gasto por consumidor), especialistas das áreas de moda e de gestão e negócios do Senac Araraquara orientam os lojistas para aproveitarem melhor a data comemorativa.

De acordo com Mariana Goncalves Basso, docente do curso Vitrinismo Básico para o Varejo do Senac Araraquara, a vitrine é uma importante aliada para a comunicação com o cliente. Para auxiliar na montagem de uma composição assertiva, algumas dicas são essenciais para gerar as ideias e croquis, como seleção correta de produtos, vitrine limpa, criatividade, composição adequada e kits promocionais.

Além da vitrine atrativa, outros aspectos das lojas físicas devem contribuir para o aumento das vendas durante as datas comemorativas. De acordo com Érika Ferreira, docente do curso Visual Merchandising para o Varejo de Moda, o segredo está também no acolhimento do cliente para oferecer a melhor experiência enquanto ele estiver no ambiente.

“O grande desafio dos comerciantes é reafirmar seu posicionamento no mercado, trazer o cliente para a loja, fidelizar e aumentar o ticket médio. Um bom começo é conhecer o seu público-alvo, trabalhar a comunicação interna entre os vendedores, organizar araras e estandes para que a locomoção no local seja fácil e até explorar os outros sentidos, com música e aroma convidativos”, exemplifica Érika.

Dicas para os lojistas

  • Seleção de produtos: a vitrine não deve expor todos os produtos de uma loja, e sim selecionar por categorias, que podem ser cores, tamanhos ou temas;
  • Vitrine limpa: desde o vidro protetor até os manequins, a vitrine deve estar sempre limpa e organizada para transparecer clareza na apresentação dos produtos;
  • Criatividade: relacionar ideias e temas que se distanciem do senso comum, com o objetivo de chamar a atenção dos clientes que não tenham intenção de compra;
  • Composição de cores e texturas: organizar as cores e as composições de estampas que estarão expostas, para que fiquem ousadas e harmônicas;
  • Kits promocionais: elaborar kits e exposição de objetos com descontos atrativos, que possam alavancar vendas de outros produtos enquanto o cliente está no local.

Expectativa para o comércio

De acordo com a economista do Sincomercio, Délis Magalhães, a data teve um desempenho ruim no comércio em 2016, quando houve queda de 10,6% no faturamento em relação a 2015, segundo dados do Boa Vista SCPC. “Ao contrário do Dia das Mães e Natal, o Dia dos Pais é considerado uma data pouco expressiva para o varejo. No entanto, as possibilidades de vendas neste ano são melhores, especialmente para as lojas que trabalham com produtos específicos para o público masculino. Para o comércio varejista em geral, as projeção são de leve crescimento, mantendo a estabilidade do setor”, afirma.

A economista explica que a expectativa é modesta, considerando os últimos dados de queda no mercado de trabalho do município em junho e a possibilidade de a situação persistir em julho. Diante dessa realidade, espera-se um ticket médio mais baixo, que fique entre R$ 30 e R$ 70.

“O consumidor está em busca de presentes mais baratos, que não impactem tanto em seu orçamento e que mesmo assim possibilitem o ato de agradar o ente querido”, destaca Délis. Os setores mais otimistas com as vendas no Dia dos Pais são: calçados, vestuário, cosméticos, bebidas e eletroeletrônicos. Além disso, serviços como bares e restaurantes têm potencial para se destacar.

Formação na área

Para os interessados em conhecer mais sobre esse universo e aprimorar suas técnicas em vendas, o Senac Araraquara oferece os cursos Vitrinismo Básico para o Varejo e Visual Merchandising para o Varejo de Moda. As formações são indicadas para quem deseja garantir melhores vendas, otimizar espaços, melhorar o comportamento dos atendentes e aprender sobre gestão e moda. Para saber mais, basta procurar a unidade ou acessar o Portal Senac: www.sp.senac.br/araraquara.

Serviço:

Vitrinismo Básico para o Varejo

Data: de 14 de setembro a 27 de outubro de 2017
Horário: de quinta e sexta-feira, das 19h15 às 22h15

 

Visual Merchandising para o Varejo de Moda

Data: de 23 de outubro a 13 de novembro de 2017
Horário: de segunda a quarta-feira, das 19h15 às 22h15

Senac Araraquara

Rua João Gurgel, 1935 – Carmo / Araraquara – SP
Telefone: 16 3114-3000

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

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