Araraquara

Dia Internacional dos Museus foi comemorado em Araraquara

Dia Internacional dos Museus foi comemorado em Araraquara
Cultura mobiliza secretaria de obras e serviços públicos com equipe técnica especialista em eventos e mostra qualidade

8:53 |Théo Bratfisch | 2018MAY20 | 

 Na última sexta-feira, o Dia Internacional dos Museus, comemorado mundialmente em 18 de maio, apresentou a proposta para se implantar eventos culturais com qualidade técnica e de baixo custo para centenas de jovens que comumente ocupam a Praça Pedro de Toledo em Araraquara como ponto de encontro aos finais de semana.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, a partir de uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom), instituição que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é incentivar a população ao hábito de visitar, apreciar os museus e conhecer a histórias dos seus antepassados.

Ao Dia Internacional dos Museus, o projeto científico ‘Fachadas do Tempo e Acervos Históricos’, foi desenvolvido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FCLRP, pelo Curso Biblioteconomia e Ciência da Informação, por meio da Bolsa de Cultura e Extensão, através do Departamento de Educação, Informação e Comunicação – DEDIC, com orientação da professora doutora Sílvia Maria do Espírito Santo. Ela esclarece que, “O projeto desdobra-se em um evento intitulado ‘Fachadas do Tempo e Acervos Históricos’ associando os elementos frontais dos edifícios dos museus, do arquivo ou da biblioteca e a função de guarda das coleções e objetos históricos, a função do livro e da leitura e do documento histórico na qualidade probatória e cultural”.

Por iniciativa da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, a ação cultural entre cidades do interior paulista foi proposta pelo presidente da entidade sem fins lucrativos, Théo Bratfisch, para a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli e para a gerente municipal de Museus, Virgínia De Gobbi.

 “Se faz urgente a implantação imediata de políticas públicas culturais direcionadas para adolescentes e jovens, em espaços públicos urbanos com grande concentração de ocupantes, sem esquecer os bairros da periferia e de maneira imprescindível no meio rural, que se mantém esquecidos pelo poder público”, retrata o coordenador local do evento, Théo Bratfisch. “Realizamos esse evento cultural para a população com baixo custo e com envolvimento comunitário em parceria com a iniciativa privada, com qualidade de produção técnica pelos profissionais municipais especialistas em suas áreas de atuação que foram disponibilizados para apoio nos serviços, de poda de árvores, pintura, audiovisual e elétrica, fundamentais em eventos abertos e gratuitos em locais públicos. Araraquara é uma das poucas cidades do interior paulista que possui equipes técnicas municipais com especialistas para a execução de projetos e eventos culturais de qualidade e o resultado dessa ação cultural surpreendeu a todos”, considerou destacar, o presidente da ABATur de Bueno de Andrada.

A programação de Araraquara teve início em 16 de maio com a ação comunitária para pintura de revitalização de pichações grotescas nas paredes externas do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria e no Monumento Fonte-Chafariz. Das 19 às 22 horas, na fachada do prédio, a projeção do trecho do filme documentário ‘Araraquara – Memórias de uma Cidade’ do cineasta Renato Barbieri, reproduziu a cena de invasão onde foi a cadeia municipal, para o linchamento dos irmãos Brito, no prédio inaugurado em outubro de 1898 que hoje é tombado pelo Condephaat.

Simultaneamente, na fachada da Escola Antonio Joaquim de Carvalho, também tombada pelo Condephaat, que comemora 100 anos em 2018 e localizada na mesma praça, será projetada uma imagem fotográfica de colheita de café em referência ao Coronel Antonio Joaquim de Carvalho, fazendeiro de café no município de Araraquara, envolvido no acontecimento do crime hediondo que causou pecha injusta para Araraquara que ficou conhecida como ‘Linchaquara’. Os corpos dos irmãos Brito foram enterrados no Cemitério das Cruzes, afastado da cidade onde se enterravam pessoas vítimas de febre amarela e para se evitar manifestações populares na época, conhecido popularmente até os dias de hoje como Cemitério dos Britos.

O áudio de uma locomotiva à vapor sinalizando sua chegada com o tocar do sino, fez a ambientação da ação noturna, já que em 2018, se comemora 120 anos da ligação do trecho da linha férrea entre a estação ferroviária de Araraquara e a estação ferroviária do distrito de Bueno de Andrada, por onde o Coronel Carvalho escoava parte do café produzido na extinta fazenda Periquito no distrito rural onde se pretende implantar o Turismo Rural com equipamentos turísticos.

Em Araraquara, o evento ao Dia Internacional dos Museus foi realizado por iniciativa da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural em parceria com a Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Gerência Municipal de Museus, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, com apoio cultural de Morvillo Materiais de Construção.  Na ocasião, estiveram presentes, Théo Bratfisch, o vereador José Carlos Porsani acompanhado da esposa, a bonequeira Elizabeth Eloy, Virgínia De Gobbi e Teresa Telarolli.

Quatro cidades participaram do projeto ao mesmo tempo em rede intercidades a partir das 19 horas, sendo, Araraquara na Praça Pedro de Toledo, Mococa na Casa de Cultura Rogério Cardozo, Ribeirão Preto no Campus USP na Rotatória da Avenida Zeferino Vaz e em Sertãozinho no Centro Municipal de Memória.

Dia Internacional dos Museus em 2019

Prefeituras municipais interessadas em aderir ao projeto da USP que lembra o passado de cidades no interior paulista, a ser realizado nos próximos anos, poderão solicitar o manual de participação que orienta a organização do acervo e a montagem da estrutura necessária para as projeções e mais informações para participação da ação cultural em 2019 podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e através do telefone (16) 3315-4873, ou ainda, pelo email [email protected]

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *