Araraquara

Dia Municipal do Farmacêutico é celebrado na Câmara

Dia Municipal do Farmacêutico é celebrado na Câmara
Luzia e Ana fizeram questão de homenagear a mãe que sempre as apoiou na farmácia. “Nossa profissão é especial

21JAN2017| 9.14
Imprensa CAM

As irmãs Luzia Aparecida Pincetta e Ana Maria Pincetta foram homenageadas pela Câmara, em celebração ao Dia Municipal do Farmacêutico, na noite desta sexta-feira (20). Elas receberam a 3ª Comenda do Mérito Farmacêutico, concedida pelo Conselho Regional de Farmácia – seccional Araraquara.

Autor do projeto que instituiu a data, o presidente da Câmara Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) enalteceu as farmacêuticas. “É uma honra muito grande tê-las aqui hoje sendo homenageadas. Ficamos muito orgulhosos e queremos parabenizar à Câmara e o Conselho Regional de Farmácia por essa lembrança”.

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o farmacêutico Pedro Roberto Cabral, supervisor das farmácias da Atenção Básica, parabenizou as irmãs “não só pelo dia de hoje, mas pela luta diária e os constantes desafios para estarem aqui hoje recebendo essa homenagem”.

O diretor do Conselho Regional de Farmácia – seccional Araraquara, Evandro Lucas Yashuda, estava feliz com o reconhecimento da Câmara aos profissionais de saúde. “Em nome do CRF, cumprimento as colegas e que continuem fazendo esse trabalho com amor e dedicação”.

Luzia e Ana fizeram questão de homenagear a mãe que sempre as apoiou na farmácia. “Nossa profissão é especial. O que aprendemos com nossos professores nos ajudou em muito na orientação dos pacientes e, cada vez que voltam agradecendo a melhora, vale todo o nosso trabalho”, afirmou Luzia.

Ana também não se esqueceu de agradecer os professores que as incentivaram, além dos colaboradores da farmácia, farmacêuticos e clientes presentes no Plenário.

Essa foi a terceira Comenda oferecida. Nos anos anteriores, os homenageados foram Arnaldo Buainain (2015) e Gilberto Pozetti (2016).

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Edson Hel (PPS), Zé Luis (PPS) e Elias Chediek (PMDB); João Matheus Bolito, representando a deputada estadual Márcia Lia (PT); o procurador da Justiça Ítalo Fucci; Paula Pincetta Martins Nogueira, filha de Ana Maria Pincetta; Nair Valereto Pincetta, mãe das homenageadas; e os farmacêuticos e professores da Unesp, Profª Drª Elizabete Pizolito, Prof. Dr. Gilberto Luis Pozetti e Profª Drª Cecília Laluce.

Sobre as homenageadas

Natural de Taquaritinga, Luiza desde criança tinha vontade de cursar medicina ou farmácia. Aos 17 anos, começou a trabalhar na Caixa Federal para se sustentar. Pouco depois teve que fazer uma opção: continuar trabalhando ou iniciar a graduação. Com um programa de financiamento do Governo, pôde se manter na faculdade, optou por Ciências Farmacêuticas e assim foi realizar o seu sonho. Ao final da faculdade, fez Análises Clínicas com a intenção de abrir um laboratório, mas o investimento era alto demais.

Fez cursos no CRF, na USP, na Escola Paulista de Medicina e prestou concurso para trabalhar em Pirituba, sempre com um olhar para voltar a Araraquara, pois tinha que montar uma farmácia. Em 1985, montou com a irmã a “A Therapêutica”.

Ana Maria queria cursar Engenharia Química, mas conheceu a Faculdade de Farmácia de Araraquara quando acompanhava uma amiga, em 1974. Trabalhou no Banco do Brasil, sem nunca deixar de vislumbrar a possibilidade de montar a sua farmácia.

As duas irmãs construíram e transformaram em uma empresa sólida, o que na década de 1960 era apenas um sonho. Esse ano, a farmácia “A Therapêutica” completa 34 anos de fundação e de serviços prestados à população e à cidade.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskT2rm54

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *