Politica

Dilma convoca reunião de emergência após saber da delação de Delcídio

Dilma convoca reunião de emergência após saber da delação de Delcídio, divulgação da delação do senador Delcídio do Amaral pode frear a nomeação do ex-presidente Lula para ministro

Preocupada com o possível teor da delação de Delcício do Amaral, a presidente Dilma Rousseff convocou nesta terça-feira (15) uma reunião de emergência com o núcleo político do governo federal. De acordo com a Folha de S. Paulo, o objetivo do encontro seria avaliar o impacto da delação do senador, homologada nesta terça (15) no STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo a publicação, o Palácio do Planalto ficou surpreso com a transcrição de gravação entre o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o assessor do senador petista, Eduardo Marzagão, no qual o ex-chefe da Casa Civil oferece ajuda financeira para evitar a delação premiada.

Assessores e ministros contaram que Dilma “ficou sem reação e sem dimensão de como a gravação pode atingir o governo dela”. A Folha destaca que a situação de Mercadante é “muito delicada” e há o receio até mesmo de que ele seja preso.

Segundo auxiliares, a gravação vai contra a posição assumida por Dilma, desde o início da Operação Lava Jato, de que o governo federal não interfere nas investigações da Polícia Federal.

O governo estaria considerando a necessidade de encontrar uma nova narrativa para explicar a gravação, uma vez que é impossível dissociar o ministro da presidente pela relação pessoal dos dois.

A Folha refere ainda que, segundo avaliação do Planalto, impacto da gravação deve suspender pelo menos por enquanto a possibilidade da entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Esplanada dos Ministérios.

O governo também estaria preocupado que a delação premiada possa acelerar o desembarque do PMDB do governo federal.

Em depoimento, Delcídio relata: “Aloizio Mercadante, em tais oportunidades, disse a Eduardo Marzagão [assessor de Delcídio] para o depoente ter calma e avaliar muito bem a conduta a tomar”.

“A mensagem de Aloizio Mercadante, a bem da verdade, era no sentido do depoente não procurar o Ministério Público Federal para, assim, ser viabilizado o aprofundamento das investigações da Lava Jato”, completou.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *