Politica

Dilma já tem plano B para Lula se ele não puder ser ministro

A revelação foi feita por Jaques Wagner nesta quarta-feira (23)

Jaques Wagner, chefe do gabinete pessoal de Dilma Rousseff, revelou que a presidente já possui um plano B para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista poderá se tornar assessor especial da Presidência da República caso não possa realmente assumir a Casa Civil.

De acordo com o UOL, a declaração de Jaques Wagner foi dada em entrevista a imprensa internacional. O chefe de gabinete de Dilma voltou a criticar o impeachment, alertando que ele significará um agravamento da crise econômica e não sua solução, como defendem os favoráveis ao afastamento de Dilma da Presidência.

A publicação recorad que Lula foi nomeado ministro da Casa Civil no último dia 17, mas a posse foi suspensa pela Justiça. O governo recorreu, mas a posição foi mantida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Luiz Fux e Rosa Weber, ministros do STF, também negaram o habeas corpus movido pela AGU (Advocacia Geral da União) e mantiveram a decisão de Mendes até que seja colocada em plenário.

A suprema corte já reúne 22 ações que discutem a possibilidade de Lula assumir um ministério no governo Dilma.

Casa Civil

O UOL explica que a Casa Civil é uma das 31 pastas do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A sede da Casa Civil é quarto andar do Palácio do Planalto, acima do gabinete da presidente da República, que fica no terceiro andar.

O titular da Casa Civil é considerado responsável por assistir direta e imediatamente a presidente na coordenação e na integração das ações do governo. A pasta é encarregada de verificar a legalidade dos atos presidenciais, auxiliar na gestão dos órgãos e entidades da administração federal e promover a publicação e a preservação dos atos oficiais.

Segundo a publicação, a Casa Civil é responsável pela articulação política com a base aliada no Congresso e pela aprovação de indicações para cargos.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *