Araraquara

Diretor do IPT Open é entrevistado no canal Químicos pelo Mundo

Diretor do IPT Open é entrevistado no canal Químicos pelo Mundo

Doutor em Química pelo Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, Alessandro Rizzato, conta sua trajetória profissional.


O Doutor em Química, Alessandro Rizzato, diretor executivo do IPT Open, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, é o mais recente entrevistado no “Químicos pelo Mundo”, canal do YouTube criado para integrar químicos que atuam em diferentes áreas e compartilhar experiências profissionais com estudantes de química.

No programa mais recente da série de entrevistas, Alessandro conta sua trajetória profissional desde o final do doutorado dupla diplomação – IQ/UNESP/Araraquara e Universidade de Bourgogne/Dijon/França, sua passagem como pesquisador da Rhodia/Solvay até chegar a diretor do IPT Open Experience, um Hub de Inovação, espaço físico e serviços, para solucionar desafios tecnológicos com a articulação e conexão de startups, empresas, universidades, centros de pesquisa, investidores e governo no mesmo ambiente, por meio do aporte do conhecimento e infraestrutura do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Em um bate papo descontraído, Alessandro fala sobre o desenvolvimento por meio da tripla hélice, no qual a universidade, a empresa e o governo unem esforços para transformar conhecimento em inovação na busca do crescimento social e econômico sustentável para o país.

Ele lembra também da sua graduação (1996), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Química em Araraquara (SP), pelo Instituto de Química da Unesp, sob a orientação do Prof. Dr. Celso Santilli, e na sequência o seu doutorado sandwich em Físico-química realizado no Laboratoire sur la Recherche de la Reactivitè des Solides (2003), sob a orientação do também Prof. Dr. Didier Stuerga.

Químicos pelo Mundo

O canal Químicos pelo Mundo no YouTube foi criado por Elaine Florian, química e doutora em Biotecnologia pelo IQ/Unesp de Araraquara, “com o intuito de realizar um bate-papo com os químicos que atuam em diferentes áreas para que contem sua trajetória profissional, orientem e passem conselhos aos estudantes de química de que é possível atuar em diversas áreas além das mais usuais, como laboratório, pós-graduação e indústrias de base química”.

Veja a entrevista no Link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Gejv4CmuDhE

E-mail para contato: [email protected]

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *