Araraquara

Discursos científicos em prosa elegante

Discursos científicos em prosa elegante

| IDNews®|Brasil | Théo Bratfisch

E-book produzido pelo programa de pós-graduação em ciência, tecnologia e sociedade da UFSCar estará disponível na internet

IDN – Cultura

Lançamento da Pedro & João Editores, os onze capítulos que compõem a obra com 161 páginas foram desenvolvidos no contexto da disciplina de pós-graduação vivenciada no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (PPGCTS-UFSCar) intitulada ‘A linguagem como atividade constitutiva nos processos de ensino-aprendizado nas organizações’, também o título do livro, disponibilizado gratuitamente na internet em formato E-book (livro digital) no site da editora.

Tomados no seu conjunto, os capítulos delineiam e consolidam a natureza intrinsecamente interdisciplinar do campo da CTS, cobrindo temáticas que abrangem desde a educação infantil, incubadoras tecnológicas de cooperativas populares, o uso de tecnologias de informação e comunicação no meio rural, gestão do conhecimento, saúde indígena, mangá, jornalismo radiofônico e as aventuras da escritora e conferencista espanhola Belén de Sárraga, entre outros assuntos que compõem o Brasil neste início de século.

Esses discursos científicos, portanto, somente podem ser analisados levando em consideração seu contexto histórico-social e suas condições de produção.

“Ao mérito e visão do Prof. Dr. Luís Fernando Soares Zuin em ter criado e ministrado a supracitada disciplina optativa para o PPGCTS-UFSCar, propiciou uma criação muito feliz e enriquecedora que esperamos haver no futuro novas ofertas desta disciplina, produzindo, também, análises igualmente ricas como estas da presente obra”, ressalta a Profa. Dra. Ariadne Chloe Furnival, coordenadora do PPGCTS-UFSCar.

O leitor (a), encontrará neste livro escrito em prosa elegante, clara e nada pretenciosa, os resultados de estudos construídos e fincados temática, teórica e socialmente no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade, resultados esses que reforçam a pluralidade e multidisciplinaridade desse campo fascinante.

“Acredito que a multiplicidade de olhares e valorações é que reside a nossa principal fortaleza, contribuindo não apenas para o desenvolvimento da academia, mas também para toda a comunidade que a coteja, em busca de uma sociedade mais justa e solidária”, declara Zuin.

O objetivo principal do PPGCTS é  formar mestres e doutores em Ciência, Tecnologia e Sociedade para o desenvolvimento de  pesquisas, o exercício da docência e de atividades profissional nas áreas de atuação associadas às Dimensões Sociais da Ciência e da Tecnologia, da Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável, e Linguagens, Comunicação e Ciência.  Se propõe ainda a gerar, analisar e difundir novos conhecimentos e práticas sobre as relações que se estabelecem entre ciência, tecnologia e sociedade, com vista à integração das inovações tecnológicas com as inovações sociais em direção à construção de uma sociedade sustentável.

O publicitário araraquarense Théo Bratfisch é autor do capítulo, ‘Vivenciar Experiências: registros de saberes e fazeres em território rural’. Este estudo científico inicial pretende mostrar caminhos para a implantação do Centro Cultural Museu da Roça de Bueno de Andrada, no município de Araraquara, no Estado de São Paulo, para representação temática do Homem do Campo, com resgate da memória rural, a ser produzido com caráter dialógico/aberto como início de um debate, visando despertar junto aos personagens, agentes e atores desse processo, o interesse pelo assunto/tema, de modo que nos permita obter respostas, partindo-se do pressuposto que ninguém realiza nada só, que ideias se complementam, e tudo se transforma. Considera-se a importância de vivenciar experiências para  registros de saberes e fazeres em território rural, como objetivo específico para agregar conhecimentos aos estudos de públicos de museus.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *