AraraquaraSLIDER

Docente de Engenharia Agronômica da Uniara tem artigo publicado em revista virtual internacional

Docente de Engenharia Agronômica da Uniara tem artigo publicado em revista virtual internacional
Silvia Patrícia Carraschi Oliveira destaca que a pesquisa auxilia no monitoramento do uso de agrotóxicos e demais substâncias químicas no ambiente

23JUN2017|  15h51 - Assessoria de imprensa da Uniara

A professora do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Silvia Patrícia Carraschi Oliveira, teve o artigo “Fungus Alternaria Cassiae as A Biological Model for in Vitro Herbicide Toxicity Assessment” publicado no Journal Toxicology and Phamacology. O estudo está disponível para visualização no link www.scientificoajournals.org/pdf/jtp.1006.pdf.

“Os objetivos do trabalho foram avaliar o fungo Alternaria cassiae como organismo-teste para ensaios ecotoxicológicos, por meio da avaliação da sua sensibilidade ao dicromato de potássio – substância referência – e a doze formulações de herbicidas. Como conclusão, o fungo apresentou excelente desempenho como organismo-teste e pode ser adotado como padrão na avaliação da toxicidade de herbicidas”, detalha a docente.

Para a avaliação da sensibilidade, Silvia conta que o A. cassiae foi exposto ao dicromato de potássio como substância referência. “Nos ensaios com os herbicidas, foram selecionadas doze formulações, e o fungo foi exposto a concentrações que variaram de 1,0 a 2500 mg L-1, por um período de exposição de sete dias. Durante o período foi mensurado o halo de crescimento da colônia para calcular a concentração de inibição – IC50. A concentração de inibição – IC50;7d – média do dicromato de potássio para o fungo foi 65,97 ± 9,48 mg L-1, com 14,38% de coeficiente de variação entre os testes, considerada de excelente repetibilidade”, explica.

Os herbicidas amicarbazone, MSMA, 2,4 amina e imazetapyr foram os menos tóxicos, de acordo com seus estudos. “Já trifuralin, glyphosate, s metolachlor e oxiflorfem foram medianamente tóxicos, e clomazone, paraquat, fluazifop-p-butyl e amônio-glufosinato foram tóxicos para o A. cassiae. Todos os herbicidas testados exceto o amicarbazone e imazetapyr causam risco com moderado efeito adverso ao fungo A. cassiae”, aponta a pesquisa.

Silvia destaca que o trabalho auxilia no monitoramento do uso de agrotóxicos e demais substâncias químicas no ambiente.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *