Brasil

Docente do Senac São Carlos dá dicas de receitas saudáveis para comemorar o Dia da Pizza

Docente do Senac São Carlos dá dicas de receitas saudáveis para comemorar o Dia da Pizza

IDNews|Senac|São Carlos|Carolina Malandrino

Chef ensina como preparar massa integral, sem glúten, e diz como intolerantes à lactose podem substituir o recheio de queijo por outros ingredientes

IDN/Interior/São Carlos

No dia 10 de julho, é celebrado o Dia da Pizza. Criada há mais de 6 mil anos pelos egípcios e aprimorada pelos italianos, ela se tornou uma paixão mundial. No Brasil, a pizza se popularizou a partir de 1950, com o aumento de imigrantes italianos na cidade de São Paulo. De lá para cá, conquistou de vez o paladar dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela ECD Food Service, de 2017, aponta que o país é o segundo maior consumidor do alimento no mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

          Apesar de ser uma unanimidade, a pizza tem características diferentes em cada país ou até mesmo jeitos distintos de ser consumida. Para saborear o prato sem abrir mão da saúde, Altemiro Ragonezi, chef de cozinha e docente de gastronomia do Senac São Carlos, listou algumas dicas de como preparar versões lights, com massa integral, sem glúten, com  recheios de baixa caloria e sem lactose, que prometem agradar até mesmo quem tem restrições alimentares.

O chef explica que o público intolerante ao glúten, por exemplo, pode consumir pizza sem culpa. Basta substituir a farinha de trigo pela farinha de milho ou usar a batata na hora do preparo da massa. “Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso parar de comer o que se gosta por ter alergia ao glúten. Hoje em dia, o mercado para celíacos está crescendo, o que abre um leque de possibilidades para os consumidores criarem novas receitas e versões para a pizza”.

Já para quem tem intolerância à lactose, Altemiro indica a substituição dos queijos, que compõem a maioria dos recheios do prato, por tofu, legumes, vegetais ou cogumelos. “São opções saudáveis e que agradam aos mais diversos paladares”.

Algumas pessoas não têm restrições, mas preferem manter hábitos mais saudáveis e, por isso, na hora de saborear uma boa pizza, optam pela massa integral. Com textura mais natural e macia, ela contém uma grande quantidade de fibras na composição, o que faz com que o organismo pratique a digestão de forma mais lenta e aproveite melhor os nutrientes. “A massa não refinada também possui menos sódio, contribuindo para a prevenção de problemas de saúde, como a hipertensão”, afirma o docente.

Seguindo uma linha mais light, o chef diz que também é possível criar versões da pizza tradicional com recheios mais leves, à base de rúcula, escarola ou brócolis, e evitar itens mais calóricos, como bacon, provolone, gorgonzola, calabresa e tomate seco.

“Dizer que o prato engorda não é desculpa para deixar de comemorar o Dia da Pizza em família ou com os amigos. O segredo é perguntar aos convidados quais sabores eles gostam e se possuem intolerância a algum alimento. Feito isso, é só respeitar o ponto certo de cozimento da massa, não exagerar nos recheios, usar ingredientes de boa qualidade e cozinhar com amor. Não tem como dar errado!”.

            Confira duas opções de receita de pizza com recheio de abobrinha, com massa integral ou sem glúten:

Recheio de abobrinha

Ingredientes (para uma pizza):

  • 3 colheres de sopa de molho de tomate pronto ou caseiro;
  • 1 abobrinha grande;
  • 30 g de queijo parmesão ralado;
  • Sal e pimento a gosto.

 

Modo de preparo:

  • Cortar a abobrinhas em fatias finas longitudinalmente;
  • Colocá-las no microondas por 4 minutos em potência média ou até elas ficarem macias e úmidas;
  • Distribuir o molho de tomate sobre a massa pré-assada;
  • Colocar as abobrinhas fatiadas sobre o molho e o queijo parmesão por cima;
  • Assar no forno, em temperatura média, até a massa ficar crocante.

Massa sem glúten

Ingredientes:

  • 500 g de farinha sem glúten;
  • 400 ml de água filtrada (fresca ou gelada);
  • 10 g de sal;
  • 20 g de fermento biológico seco;
  • 30 ml de azeite.

 

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes. Não é preciso sovar. Divida a massa em três ou quatro partes, formando bolinhas. Unte cada uma delas com azeite. Envolva-as com filme plástico e deixe descansar por 4 horas. Depois, abra a massa com um rolo e recheie. Você também pode utilizar assadeiras descartáveis.

 

Massa integral

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha integral;
  • 20 g de sal;
  • 10 g de açúcar;
  • 1 colher de sopa de gergelim;
  • 50 ml de azeite;
  • 12 g de fermento biológico;
  • 500 ml de água.

 

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque os ingredientes secos (farinha, sal, açúcar e gergelim). Em outro recipiente, coloque o fermento e adicione um pouco da água, até que vire uma pasta. Depois, despeje o fermento no recipiente dos ingredientes secos. Acrescente o restante da água e o azeite e misture tudo com as mãos, até que fique uniforme. Divida a massa em sete partes (formando bolinhas) e deixe descansar por 2 horas. Depois, abra a massa com um rolo e recheie.

Em ambos os casos, também é possível substituir o recheio de abobrinha por outras opções saudáveis, como ricota, queijo cottage, queijo branco, brócolis, pimentão, atum, rúcula, cogumelos, cebola, alho-poró, espinafre, escarola e ovo.

Formação na área

Para os interessados em aprender outras receitas e se aperfeiçoar no preparo de pizzas, o Senac São Carlos está com inscrições abertas para o curso Pizzas Doces e Salgadas, com duração de 20 horas. Durante as aulas, os alunos vão aprender técnicas sobre os tipos de massa e recheios, além de princípios da higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes.

Mais informações sobre esse e outros cursos da área de gastronomia estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/saocarlos.

Serviço:

Pizzas Doces e Salgadas

Data: 19 de novembro a 10 de dezembro de 2019
Horário: terça e quarta-feira, das 19 às 22 horas

Senac São Carlos

Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro / São Carlos/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *