Araraquara

Dr. Álvaro Baracat, cidadão araraquarense

Dr. Álvaro Baracat, cidadão araraquarense
Muita gente até se surpreende quando descobre que o Dr. Baracat não é natural de Araraquara, mas sim de Pompeia (SP), a cerca de 250 km da Morada do Sol

05NOV2016| 8.36
Imprensa CMA

A cidade ganhou na noite desta sexta-feira (4) mais um ilustre cidadão. Na realidade, ele já mora no coração dos araraquarenses há mais de 40 anos, reconhecidamente um dos pediatras mais respeitados e queridos da cidade: o Dr. Álvaro Antônio Baracat. Ele foi homenageado com o título de Cidadão Araraquarense na Câmara Municipal, em uma emocionante Sessão Solene repleta de familiares, amigos, ex-pacientes e autoridades que fizeram questão de prestigiar o profissional e amigo.

Muita gente até se surpreende quando descobre que o Dr. Baracat não é natural de Araraquara, mas sim de Pompeia (SP), a cerca de 250 km da Morada do Sol. Foi ali que nasceu em 1944, no seio de uma família de ascendência sírio-libanesa. Seu pai, Afiz, se destacava na sociedade pompeiense pelos dotes comercias e pela preocupação com os mais necessitados. Já sua mãe Sálua (conhecida pelo nome abrasileirado de Silvia) dava aulas de piano e cuidava da casa e dos filhos Álvaro, Tuffic, Maria da Glória, José Carlos (Zeca) e Sônia.

A família transferiu-se para Araraquara no início da década de 1960. Na época, o jovem Álvaro, que amava o basquete e ajudava os pais na mercearia, começou a considerar a possibilidade de se tornar médico quando o amigo Farid Jacob Abid Rached – hoje conceituado gastroenterologista da cidade, que também homenageou o médico na tribuna – o convidou para fazer cursinho para medicina. Para a surpresa de todos, o jovem que nunca havia expressado interesse pela profissão até então, ingressou na USP de Ribeirão Preto, uma das melhores até hoje. Os anos da faculdade coincidiram com os anos de chumbo da ditadura militar, e ele se dividia entre os estudos e a luta pela democracia. Militava, então, na Ação Popular (AP), protestou contra o AI-5 e chegou a anunciar a morte do presidente chileno Salvador Allende no jornal da faculdade. Nesse período conheceu Terezinha, uma jovem estudante de Odontologia da USP, que se tornaria, na década seguinte, a mãe de seus filhos Marília, nascida em 1976, e Aluísio, em 1979.

Apesar da correria de uma vida inteira dedicada aos pacientes, sempre apreciou os momentos junto aos seus no cotidiano familiar e nas animadas comemorações natalinas e aniversários da família. Ao lado de Rosângela, seu segundo matrimônio, viu a família crescer mais um pouco com a chegada de Maria da Glória, a Glorinha, sua filha caçula. Baracat, que também é avô, recebeu na sessão calorosas homenagens de parentes próximos, como sua filha Marília – que se emocionou ao contar na tribuna como o pai venceu o medo de voar para visitá-la na Espanha quando fazia um mestrado – e de parentes distantes, que enviaram vídeos de congratulações.

“É um orgulho poder homenagear o Dr. Álvaro em nome da Câmara, pois se tem alguém que merece esse reconhecimento é ele”, declarou Elias Chediek. Pedro Baptistini, propositor da homenagem, estava satisfeito, “muito mais pelo merecimento dele do que por ter sido minha ideia”. “Temos um relacionamento pessoal de longa data e, em nossas conversas cotidianas, encontramos sempre um caminho comum. Além do debate político, conversamos sobre tudo e sempre me impressiono com a sua enorme compaixão pelo ser humano. Ele tem um coração enorme”, completou.

Consagrado, e um dos médicos pediatras mais respeitados de Araraquara, Álvaro Antônio Baracat, brizolista por convicção, não sabe mais contar quantas crianças passaram pelas suas mãos e nem pensa em parar, pois tem muito a fazer ainda pela cidade que adotou para chamar de sua. “Sou pediatra aqui há mais de 40 anos. Essa cidade me deu tudo de bom. É uma ótima cidade para se viver, com um povo muito bom. Aqui me saí bem em todos os setores. Todos os meus filhos são araraquarenses”, declarou. “Gostei da homenagem, da recepção, de tudo. Hoje me sinto mais araraquarense e inegavelmente feliz.”

Além da filha e do Dr. Farid, os médicos e amigos de longa data Ueid Fontana e Ruy Midoricava relembraram histórias antigas da universidade e histórias recentes do café do Jamil, ponto de encontro infalível de todos os dias. Durante a cerimônia, Baracat recebeu ainda homenagens do presidente da Câmara Elias Chediek (PMDB), do Secretário de Governo André Guedes Beraldo, representando o prefeito Marcelo Barbieri, dos vereadores Pedro Baptistini (PDT), José Carlos Porsani (PSDB) e Rodrigo Martins (PPL) e do prefeito de Rincão Dudu Bolito, que destacou o trabalho abnegado que o pediatra realiza junto à população socialmente vulnerável do distrito de Taquaral na cidade.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *