Saúde & Cuidados

Ebola provoca 41 mortes no Congo em nova epidemia da doença no país

Ebola provoca 41 mortes no Congo em nova epidemia da doença no país

| IDNews | Último Segundo.IG  |

Casos estão sendo concentrados na província Kivu do Norte, no leste do Congo; autoridades congolesas estão adotando terapia para tratar doentes

A nova epidemia de Ebola na República Democrática do Congo já registrou 41 mortes, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (14). Esse é a segunda vez que o país enfrenta a doença neste ano.

Desta vez, a epidemia de Ebola está centralizada na província Kivu do Norte, localizada ao leste do país – a cerca de 2.500 quilômetros de distância de Équateur, onde ocorreu o primeiro surto .

A OMS divulgou que, desde o dia 1º de agosto, quando a nova epidemia começou, 57 casos da doença foram identificados. Desses, 30 foram confirmados e outros 27 são prováveis. Uma das mortes foi identificada, pela primeira vez, em outra província, a vizinha Ituri.

“É a primeira vez que a doença afeta uma zona muito povoada e em situação de conflito intenso”, declarou a organização em um comunicado. Sete profissionais de saúde também foram infectados com o Ebola.

A província de Kivu do Norte concentra mais de 1 milhão de refugiados e faz fronteira com Ruanda e com Uganda. O local registra grande movimento de pessoas em razão de atividades comerciais.

Em visita ao país, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus pediu acesso livre e seguro para que “todos os atores envolvidos na resposta a esta epidemia possam atender as populações afetadas”.

As autoridades da República Democrática do Congo , por sua vez, informaram que equipes médicas em Beni e Mangina, epicentro da epidemia, começaram a usar a molécula terapêutica Mab114 para tratar os doentes.

A OMS já  alertou autoridades de países vizinhos para que se mantenham alertas e preparadas caso seja necessário agir contra o Ebola.

Fim da epidemia de Ebola em Équateur

No dia 24 de julho, o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo declarou fim à epidemia da doença no país africano, que ocorreu na província de Équateur. Após 33 mortes, a doença não causou mais nenhuma vítima nos últimos 42 dias – o equivalente a duas vezes o período de incubação do vírus.

A notícia, que já havia sido antecipada pela OMS há uma semana, foi anunciada oficialmente em um comunicado do ministro da Saúde, Oly Ilunga Kalenga. “Declaro a partir deste dia, o fim da epidemia de Ebola na província de Equateur, na República Democrática do Congo”, escreveu.

Detectada no noroeste do Congo em abril, a epidemia foi tratada pela OMS e pelas autoridades congolesas. A mobilização resultou na  implantação de uma vacina experimental contra a doença, que foi ministrada para mais de 3,3 mil pessoas nas áreas de risco.

A ação ajudou a conter a enfermidade no Congo , mesmo quando ele atingiu a área de Mbandaka, região de alto risco de contaminação, onde 1,5 milhão de pessoas vivem com a ligações de corrente de ar e de rios com a capital Kinshasa.

“No total, depois da verificação, o comitê de coordenação nacional registrou 54 casos (de Ebola), com 33 mortos e 21 sobreviventes”, ressaltou Ilunga.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *